Para celebrar o Dia Mundial da Luta Contra Hepatites Virais, comemorado nesta segunda-feira (28), a coordenação do Programa de DST/Aids da Secretaria Municipal de Saúde realizou uma palestra com profissionais que atuam na área de estética e beleza, público considerado prioritário pelo Ministério da Saúde, já que está exposto a situações de vulnerabilidade, devido ao manuseio diário de instrumentos cortantes. O evento aconteceu na Casa Léa, no centro da cidade.
Informações sobre hepatites e a importância do uso do preservativo foram alguns dos assuntos abordados durante o encontro, que também contou com a presença de representantes do Programa de Imunização da SMS, disponibilizando a aplicação de vacinas contra hepatite e tétano para as participantes.
Segundo Tereza Carvalho, integrante da equipe do Programa de DST/Aids da SMS, as atividades de prevenção devem ser permanentes. “Nossa equipe desenvolve atividades permanentes de conscientização da população. Contamos também com um trabalho permanente nas escolas públicas, onde orientamos os jovens sobre a importância do uso do preservativo”, explica. Tereza completa ainda que entre o conhecimento da importância do preservativo e o uso efetivo ainda existe uma grande distância, por isso é preciso estar em constante diálogo com a população.
A ação foi realiza em parceria com a Casa Léa e o Sesc Alagoas, que levou os serviços de teste de glicemia e aferição de pressão arterial.