Empreendedorismo social para reverter o cenário de crescimento do número de acidentes de trabalho ocorrido no Brasil nos últimos anos. Esse foi o intuito do TRT/ AL, por meio de seu Comitê Gestor Regional do Programa Trabalho Seguro, que organizou, na manhã desse domingo, na orla marítima de Maceió, ações para comemorar o Dia Nacional de Prevenção de Acidentes do Trabalho (27.7).
A programação teve exames profiláticos (verificação de pressão arterial, glicemia e IMC), além de vacinações, distribuição de folheteria com conteúdos educativos, exposição de EPI e uma apresentação com abordagem lúdica focada na temática. Passou pelas tendas um público diversificado: profissionais liberais de vários segmentos, estudantes e turistas. Foram efetuados mais de sessenta atendimentos profiláticos. No tocante às atividades lúdicas, registrou-se significativo número de participantes nas aulas de dança, alongamento e recebimento de massagens.
O mototaxista Carlos Luís foi uma das pessoas beneficiadas com a iniciativa. Ele buscou o serviço de vacinação, pois ressaltou se preocupar com o risco de tétano em função de sua atividade. "Essa é uma boa oportunidade de cuidar da saúde, em razão da facilidade de acesso à vacina", avaliou. A aposentada Maria do Socorro Rodrigues disse: "Foi uma excelente ocasião, pois além do momento de lazer, em minha caminhada matinal, aprendi a ter mais zelo com o bem-estar. Ainda tomei a vacina antigripal e, desse modo, contribuí para manter meu bom estado de saúde".
Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho
Dicas e orientações acerca da temática foram transmitidas ao público. O auditor fiscal da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego de Alagoas (SRTE), Elton Machado, enalteceu a iniciativa do Getrin19 e falou que a prevenção de acidentes de trabalho deve ter muito espaço na mídia assim como em todos os ambientes de formação educacional. "Não há como ignorar números alarmantes. São mais de 2 milhões de mortes por ano em razão de acidentes de trabalho e esse número é ainda maior pois não há a cultura da notificação de acidentes nos órgãos públicos.
Sejamos nós veículos de divulgação das políticas públicas voltadas ao trabalhador. Vamos lutar para diminuir esses índices", concluiu.
A juíza do trabalho e gestora Regional do Programa Trabalho Seguro, Carolina Bertrand, que coordenou toda ação, participou ativamente das atividades. Ela expressou sua satisfação dizendo que "é um dever de cidadania disponibilizar informações para melhorar as condições de trabalho e, consequentemente, colher como resultado o desenvolvimento da sociedade".
O juiz do trabalho da 7ª VT de Maceió, Alan Esteves, falou que o empregador precisa tomar consciência da importância da prevenção e que iniciativas dessa natureza configuram-se como mais um meio de disseminar informações. Já o juiz do trabalho substituto, Rinaldo Rapassi, disse que o cumprimento da lei é uma proteção também para o empregador, "pois registrar o trabalhador é mais econômico do que arcar com ônus advindo do descumprimento de direitos".
Ainda prestigiaram o evento os magistrados José dos Santos Júnior (presidente da Amatra19), Bianca Calaça e Sarah Vanessa. A celebração teve o apoio de várias instituições que compõem o Grupo de Trabalho Interinstitucional (Getrin19), a exemplo de AMATRA19, ANENT/AL, CEREST (estadual e municipal), COOPEAL, CREMAL, ELETROBRAS, FAA/IESA, SENAR/FAEAL, FETAG, FIEA/SESI, IFAL (Palmeira dos Índios), MTE/SRTE, SENAC, SESC, SINDUSCON, SMS e UFAL.