Após apresentar diversas falhas na estrutura, o PAM Bebedouro segue com as atividades suspensas desde a segunda-feira (28). Com a situação insustentável para a população, o prefeito de Maceió, Rui Palmeira (PSDB), anunciou na manhã desta quarta-feira (30) uma proposta de reforma da unidade e a criação de uma Unidade Básica de Saúde (UBS) tipo 3 para a região.
O prédio, que está em situação precária, conta com cerca de 1.200 funcionários, sendo 17 médicos. A equipe atende cerca de duas mil pessoas por dia na região. Com isso, o atendimento deve agora ser encaminhado para outras unidades. “A ideia por enquanto é deslocar parte desse atendimento para o minipronto-socorro da Chã da Jaqueira, que é do Estado, mas que estamos buscando parceria”, avalia Rui.
Enquanto isso a unidade de saúde deve ser alvo de algumas reformas para o retorno de suas funções. “O PAM lá é uma casa alugada, vamos fazer pequenas melhorias, mas queremos entregá-la o quanto antes, pois não há condições. Vamos tomar algumas medidas emergenciais, mas a resposta definitiva para ele será a construção de uma nova Unidade de Saúde Básica tipo 3”, anuncia Rui.
O investimento é apontado pelo prefeito como uma solução de longo prazo para o problema. A obra está em fase de licitação e possui um prazo máximo para ser apresentada até o mês de setembro. “Já temos o terreno definido em Bebedouro e o prazo máximo é setembro. Então no primeiro semestre do ano que vem devemos estar entregando”, garante Rui.
Em relação aos equipamentos sucateados encontrados dentro do PAM Bebedouro, o prefeito citou que quando assumiu a gestão não havia contrato de manutenção para reposição do material, mas garantiu que isso já está sendo providenciado pela sua gestão.
Marcação
Com relação à marcação de consultas, os grevistas afirmaram que a tendência que elas sejam remarcadas para outras unidades.