A mudança de filosofia proposta pela Federação Alemã de Futebol (DFB) segue rendendo frutos. Nesta quinta-feira, a seleção sub-19 conquistou o título da Eurocopa da categoria, batendo Portugal na decisão da competição por 1 a 0.
O gol do título foi marcado pelo jovem Mukhtar, de 19 anos, titular do Hertha Berlin no Campeonato Alemão, aos 39 minutos da primeira etapa.
A Alemanha não conquistava o título desde 2008, quando bateu a Itália na decisão. Na oportunidade, o volante Lars Bender foi o destaque. Bender estava na pré-lista de Joachim Low para a Copa do Mundo do Brasil, mas o jogador se lesionou em maio e ficou de fora da equipe tetracampeã do mundo diante da Argentina.
No elenco da equipe sub-19 alemã não há nenhum atleta do Bayern de Munique, base da seleção principal na Copa. Entretanto, atletas como o zagueiro Start já são titulares dos seus clubes.
No elenco português há um jogador nascido no Brasil. Titular na decisão desta quinta-feira, Raphael Guzzo é paulista da capital e jamais jogou em equipes brasileiras. Gallo, técnico da Seleção sub-20 do Brasil, já teria procurado o jogador, além de outros atletas que atuam fora do país, para ver se eles aceitam defender a Seleção Brasileira no futuro.
A Fifa não permite que jogadores naturalizados que já atuaram em seleções principais atuem por outro país. Entretanto, não há restrições quando o atleta só atuou por equipes de base ou amistosos, como é o caso de Diego Costa, que defendeu a Espanha na Copa do Mundo.