Dirigentes universitários de 36 países, pertencentes as principais instituições de ensino superior de quatro continentes, se reuniram no Rio de Janeiro, no período de 26 a 29 de julho corrente para discutir os principais desafios da universidade do século XXI. Promovido pela Universia e Banco Santander, o III Encontro Internacional de Reitores debateu diversos temas centrados em assuntos como Qualidade e Renovação de Ensino, Investigação, Inovação e Transferência, Universidade sociedade e meio ambiente, Universidade e entorno social, Internacionalização, a Universidade e os professores, a Universidade e os estudantes, Organização, governo e financiamento, a Universidade e o impacto das novas tecnologias.
É o evento mais destacado do mundo com um expressivo nível de participação da comunidade acadêmica na elaboração de seus conteúdos e com propostas efetivas para debater os desafios que as universidades e o ensino superior vão enfrentar nos próximos anos e definir que papéis terão no desenvolvimento e crescimento mundial. Entre os 1113 grandes personalidades da educação estavam o Presidente da National University of Singapore, o Presidente da Yale University, o Chanceler da Oxford Universit e o Reitor da Universidade de Heildberg, além de dirigentes da Universidade de Salamanca e o dirigente maior do Banco Santander e Universia, Dom Emilio Botino
O Centro Universitário Cesmac compareceu ao encontro através de seus dirigentes, Reitor João Sampaio Filho, Vice-Reitor Prof. Dr. Douglas Apratto Tenório e o Diretor Financeiro, Dr. Laércio Monteiro. A representação alagoana se compôs ainda do Reitor da UFAL, Prof. Dr. Eurico Lobo, do Reitor da UNEAL Prof. Ms Jairo Campos e a Reitora da UNCISAL, Profa. Dra. Rozangela Maria de Almeida Fernandes Wyszomirska, também a ex-Reitora Ana Dayse Resende Rocha, atual Secretária de Educação de Maceió e o Prof. José Niraldo de Farias de assuntos Internacionais da UFAL.