Todos os anos, o último sábado do mês é dia de transformar Big Mac em sorrisos. Só que o McDia Feliz, maior campanha em prol de crianças e adolescentes com câncer no Brasil, começa muito antes! Em Alagoas, a Apala (Associação dos Pais e Amigos dos Leucêmicos de Alagoas) é a instituição parceira do Instituto Ronald McDonald e beneficiada pela campanha McDia Feliz. No dia 30 de agosto, a renda obtida com a venda de sanduíches Big Mac, nos seis restaurantes da rede em Maceió (Maceió Shopping, Pátio Maceió, Parque Shopping, Jatiúca, Farol) e Arapiraca será revertida para a instituição.
A Apala participa do McDia Feliz há 17 anos. Entre os benefícios alcançados com os recursos arrecadados estão a construção do Espaço Saber e Lazer e a atual sede da instituição, localizada no bairro Gruta de Lourdes. Este ano, a meta é arrecadar recursos suficientes para a realização do projeto “Reforma e Adequações das Moradias – De Volta para Casa", uma iniciativa piloto de adequação de dez moradias de pacientes registrados na Apala e usuários dos programas, criteriosamente identificadas pelo Serviço Social, visando aparelhá-las conforme detalhamento técnico específico para cada família.
"Seu maior escopo será a redução do déficit qualitativo dessas casas, a partir da oferta de condições sanitárias ou equipamentos domiciliares mais favoráveis à recuperação da saúde dos usuários contemplados, bem como a aquisição e manutenção de novos hábitos higiênicos por toda a família. Assim, além do enfoque na melhoria, o Projeto deverá contemplar ações educativas, numa perspectiva integrada paciente x família x casa e meio ambiente", diz Roberta Fernandes, Coordenadora de Projetos da Instituição.
Ao todo, 73 projetos de 57 instituições serão beneficiados com a arrecadação da campanha em todo o Brasil.
Como adquirir os tíquetes antecipados
Este ano, a Apala já está com os tíquetes antecipados disponíveis para a venda. Vendidos ao preço de R$ 13,00 (treze reais) cada um, poderão ser trocados pelo sanduíche Big Mac® na data do McDia Feliz, sábado, dia 30 de agosto.
Os moradores de Maceió e Arapiraca, interessados na compra de tíquetes antecipados, podem entrar em contato direto com Lilia Ferreira, pelo telefone 2122-9421, e-mail: cve@apala.org.br.
A venda dos tíquetes antecipados representa uma importante parcela na arrecadação total da campanha McDia Feliz, composta ainda pela venda de sanduíches Big Mac no próprio dia, isoladamente ou na promoção (exceto alguns impostos), além de produtos promocionais com a marca McDia Feliz vendidos pelas instituições participantes.
Sobre a Apala
A APALA – Associação dos Pais e Amigos dos Leucêmicos de Alagoas é uma instituição sem fins lucrativos, de utilidade pública municipal, estadual e federal, mantida exclusivamente de doações de pessoas e empresas sensíveis à causa, eventuais promoções que a entidade realiza e pela ajuda de voluntários.
Desde 1993, tem como objetivo prestar assistência a crianças e adolescentes com leucemia do Estado de Alagoas, mas a partir de maio de 1996, passamos a ajudar crianças e adolescentes com todo tipo de câncer e adultos com leucemia que necessitam de apoio.
Atende mensalmente 580 pacientes com câncer, oferecendo seis refeições diárias e toda a assistência necessária durante o tratamento, desde o transporte, acompanhamento psicológico até a entrega dos medicamentos e cestas básicas.
Sobre o McDia Feliz
A campanha McDia Feliz é um sucesso graças à participação fundamental de instituições, funcionários, franqueados e fornecedores, além da mobilização de cerca de 30 mil voluntários que incentivam a sociedade a abraçar a causa da cura do câncer infantojuvenil. Este ano, 73 projetos de 57 instituições de todo o país receberão recursos do McDia Feliz.
O McDia Feliz é o dia de maior movimento no ano nos restaurantes McDonald’s, além de despertar a atenção de toda a sociedade e sensibilizá-la para a maior causa de morte por doença entre crianças e jovens de 5 a 19 anos, a campanha coordenada pelo Instituto Ronald McDonald, visa captar recursos e concentrar esforços em projetos locais, regionais e nacionais a fim de contribuir para o aumento dos índices de cura do câncer infantojuvenil.