Conforme havia antecipado ontem (4) à imprensa, a Prefeitura de Maceió promove nesta terça-feira, dia 5, uma ação de disciplinamento da ocupação do Calçadão do Comércio. A ação teve início às 6h e envolve 90 fiscais da Superintendência Municipal de Controle e Convívio Urbano (SMCCU), Guardas Municipais e cerca de 200 policiais militares. Apesar da expectativa de resistência, os ambulantes – alertados pela imprensa – nem tentaram instalar suas barracas.
Apenas será permitida a permanência no prolongamento da Rua do Comércio, no entorno da Praça Palmares, onde os comerciantes podem armar suas barracas no horário comercial, conforme acordo confirmado ainda no ano passado.
Segundo a SMCCU, a presença dos fiscais será permanente no Calçadão, principalmente em 14 pontos considerados críticos pelo município. A medida foi elogioada pela Aliança Comercial e por consumidores, que reclamavam da dificuldade para se locomover entre as barracas.
Os vendedores ambulantes de alimentos como munguzá, sopas, ameondoins e frutas só poderão comercializar no entorno do Calçadão. A ação de disciplinamento visa também fortalecer o comércio do Shopping Popular.
Até às 8h de hoje, quando o Comércio abre oficialmente as suas portas, o clima era de tranquilidade.