Pescadores reivindicam abertura de fábrica de gelo na Pajuçara

Alagoas24horasPescadores temem demolição de colônia em Pajuçara

Pescadores temem demolição de colônia em Pajuçara

Os moradores da Colônia de Pesca Z-1 em Pajuçara realizaram um protesto na manhã desta terça-feira (5), nas proximidades da balança do peixe. Os pescadores exigem o retorno das atividades de uma fábrica de gelo mantida por eles e que estaria desativada há 17 dias.

De acordo com o presidente da cooperativa, Isaías Rafael dos Santos, um entrave com a documentação da fábrica junto à Prefeitura de Maceió fez com que o local fosse interditado. “Ficou faltando apresentar umas papeladas por isso embargaram, mas não justifica o fato da Prefeitura de Maceió querer derrubar o lugar”, denuncia.

Os pescadores reclamam que na última segunda-feira (4), um engenheiro da Superintendência Municipal de Controle e Convívio Urbano (SMCCU) teria ido até a fábrica para avaliar a demolição do local. “Eles não podem derrubar o local que emprega 26 associados sem contar os funcionários. São 17 dias de aperreio pra gente que não vende uma pedra de gelo”, diz.

Por isso um cartaz com os dizeres:"A cooperativa dos pescadores pede socorro" Não queremos a demolição, queremos a solução", foi montado na praia de Pajuçara.

Ainda de acordo com Isaías, os pescadores dependem da fábrica para a realização da pesca, já que o gelo é peça fundamental na manutenção da temperatura do peixe recém-pescado.

Ciente do problema, a SMCCU informa que uma reunião junto com o Ministério Público Federal foi agendada e deve pôr fim à situação.

Nota SMCCU

Por meio de nota, a Superintendência Municipal de Controle do Convívio Urbano (SMCCU) informa que, por ser uma área da União, a ocupação da fábrica de gelo é de fato irregular e a exploração do serviço só poderia ser feito por meio de licitação. Em consulta à Superintendência do Patrimônio da União em Alagoas, o município foi informado de que o prédio já deveria ter sido demolido. No entanto, representantes da SMCCU vão se reunir com o Ministério Público Federal na próxima semana, no dia 13, para discutir o caso.

Matéria alterada às 19h com nota da SMCCU acerca da propriedade da área da União.

Veja Mais

Deixe um comentário