Com direito a um golaço de cobertura, o Joinville mandou para longe a má fase e se garantiu por mais um tempo no G-4 da Série B. Jogando em casa nesta terça-feira, a equipe catarinense venceu o importante duelo direto diante do Sampaio Corrêa: 3 a 1. Marcelo Costa, Fabinho e Jael marcaram os gols do time da casa, e Willian Paulista descontou para os visitantes.
O destaque da partida foi o golaço de Fabinho. Quando o duelo ainda estava empatado por 1 a 1, Fabinho aproveitou um lançamento longo que veio ainda do campo de defesa e, da entrada da área, viu que o goleiro Luiz Muller saia estabanado do gol e bateu de primeira, sem nem deixar a bola cair, para encobrir o arqueiro e marcar um golaço.
O triunfo acabou com uma série de três derrotas seguidas que tirou o Joinville da liderança da Série B e já ameaçava tirar o time também do G-4. Com 26 pontos agora, o time catarinense só deixa o grupo dos quatro primeiros nessa rodada se o Avaí bater o oeste fora de casa por três ou mais gols de diferença. O JEC agora joga de novo na outra sexta-feira (15), quando visita a Ponte Preta.
Já o Sampaio Corrêa permanece estacionado nos 23 pontos, perde a chance de entrar no G-4 e pode até despencar da sexta para a nona colocação na tabela. O time maranhense volta a campo apenas no próximo sábado (16) para enfrentar o Boa Esporte, de novo fora de casa.
O jogo – Com apenas cinco jogados, o Joinville inflamou seus torcedores carimbando o travessão visitante, em cabeçada firme do centroavante Jael, que subiu livre de marcação. A resposta do Sampaio Corrêa veio três minutos mais tarde: em boa trama ofensiva, o lateral-direito Hiltinho chutou forte, cruzado, mas viu Edgar, por pouco, não conseguir desviar para o fundo das redes.
Aos 21, o volante Uillian Correia recebeu de Hiltinho e experimentou de longe, assustando o goleiro Ivan, que pulou no canto esquerdo. Entretanto, no ataque seguinte, o Coelho inaugurou o marcador. Acionado na área, o veloz Fabinho avançou e cruzou na medida para o meia Marcelo Costa, que só teve o trabalho de concluir para o gol escancarado.
Porém, quando o relógio apontou a marca dos 24, o Sampaio tratou de deixar o placar na igualdade. Derrubado na área por Jael, o camisa 9 William Paulista cobrou com calma e precisão, no canto esquerdo do adversário, que se deslocou para o lado oposto.
Substituto de Edigar Júnio, Fabinho voltou a aparecer de maneira determinante. Aos 37 minutos, o dianteiro foi acionado no setor esquerdo e finalizou de primeira, surpreendendo Luiz Muller, que acabou encoberto. O Sampaio Corrêa bem que tentou o empate no ataque seguinte, mas viu Ivan praticar uma defesa milagrosa, espalmando finalização de Márcio Diogo no canto direito.
Na segunda etapa, os ânimos acirrados, que culminaram em uma confusão durante a saída para os vestiários, também se fez presente. O reflexo foi a expulsão de William Paulista, após agressão em Édson Ratinho, que iniciou a troca de socos. Com um a mais, o Joinville quase ampliou o marcador, aos 22 minutos. Acionado por Jael, Fabinho invadiu a área, mas finalizou por cima do travessão.
Superior em campo, o Joinville deu números finais ao marcador com 31 jogados. Washington escapou pela ponta direita e cruzou na área, procurando Marcelo Costa. Entretanto, o armador viu Jael se antecipar à marcação para concluir firme, com o gol escancarado.
FICHA TÉCNICA
JOINVILLE 3×1 SAMPAIO CORRÊA
Local: Arena do JEC, em Joinville-SC
Data: 5 de agosto de 2014, terça-feira
Horário: 21 horas (de Brasília)
Árbitro: Wagner do Nascimento Magalhães (Asp. Fifa-RJ)
Assistentes: Dibert Pedrosa Moisés-RJ e Eduardo de Souza Couto-RJ
Cartões amarelos: Jael (Joinville-SC)
Cartão vermelho: William Paulista (Sampaio Corrêa-MA)
GOLS:
JOINVILLE-SC: Marcelo Costa (aos 21′ do 1T), Fabinho (aos 37′ do 1T) e Jael (aos 31′ do 2T)
SAMPAIO CORRÊA-MA: William Paulista (aos 26′ do 1T)
JOINVILLE: Ivan; Édson Ratinho, Bruno Aguiar, Anderson Conceição e Murilo; Éverton, Washington, Eduardo Ramos (Daniel Pereira) e Marcelo Costa (Thiago Medeiros); Fabinho (Chico) e Jael. Técnico: Hemerson Maria
SAMPAIO CORRÊA: Luiz Muller; Hiltinho, Paulo Sérgio, Edimar e Jadson; Jonas, Uillian Correia e Válber Mendes (Waldir); Márcio Diogo (Cleitinho), Edgar (Pimentinha) e William Paulista. Técnico: Lisca