A Série B tem um novo vice-líder. Ao menos até a próxima sexta-feira. Jogando em casa, o Luverdense mostrou força nesta terça e bateu a Portuguesa por 3 a 1, de virada. O ex-corintiano Jocinei abriu o placar para o time paulista, mas Washington, Jean Patrick e Rubinho garantiram a virada para os donos da casa em sete minutos avassaladores na etapa final.A vitória leva o Luverdense aos 27 pontos, um a menos que o líder Ceará e um a mais que o América-MG. Ambos, porém, ainda jogam na sexta-feira. Os mineiros visitam o Icasa, enquanto os cearenses vão até Goiás para enfrentar o Atlético.
Na outra ponta da tabela, a Portuguesa, que estreou Silas como técnico nesta terça, se afunda ainda mais. Com 12 pontos, a Lusa é vice-lanterna da competição e pode até ficar a seis pontos de sair da zona de rebaixamento se Oeste e Icasa vencerem na rodada.
A Lusa volta a campo na próxima terça-feira para enfrentar o ABC, de novo fora de casa. Já o Luverdense tem uma folga maior e só volta a jogar no outro sábado (16 de agosto), quando enfrenta o Náutico, mais uma vez em casa.
O jogo
Disposta a se recuperar sob o comando de seu quarto treinador em 2014, a Portuguesa criou a primeira chance de gol em Lucas do Rio Verde-MT, com 12 jogados. Após desarmar Washington, o lateral Arnaldo arrancou pela ponta direita, passou por dos defensores e finalizou à direita de Gabriel Leite. Cinco minutos mais tarde, o Luverdense respondeu: Misael foi à linha de fundo e cruzou na medida, mas Jean Patrick testou à esquerda de Rafael Santos.
A partir dos 20 minutos, a Lusa adotou uma postura acuada, impondo todos seus atletas atrás da linha que delimita o meio-campo. Entretanto, em uma das lacunas encontradas na configuração rubro-verde, o experiente Reinaldo foi acionado por Washington e invadiu a área. Porém, acabou desarmado por um carrinho providencial do goleiro. Quando o relógio apontou a marca dos 27 minutos, Samuel recebeu de Carlão e experimentou da intermediária, mandando a bola rente à trave.
Melhor em campo, o Luverdense viu Rafael Santos operar um milagre em finalização de Reinaldo. O camisa 9 ganhou de Brinner na velocidade e chutou forte, cruzado. Entretanto, com a ponta dos dedos, o arqueiro do clube paulista colocou a bola em escanteio. Antes de seguir para os vestiários, o time do Canindé teve uma boa chance de inaugurar o placar. Porém, Serginho, após receber de Marcelinho, tocou à esquerda de Gabriel Leite, com quem ficou cara a cara.
Após um primeiro período satisfatório, o Luverdense sufocou os visitantes no início, desperdiçando chances claras de gol. Logo aos dois minutos, em contragolpe rápido, Misael fintou dois zagueiros e rolou para Reinaldo. Livre na área, o centroavante concluiu por cima do travessão. No ataque seguinte, Samuel escapou pelo meio-campo, invadiu a área e finalizou firme. Entretanto, a bola passou à direita de Rafael Santos.
Contendo os ímpetos mandantes, a Portuguesa surpreendeu e foi à rede aos 13 minutos. Em escanteio cobrado por Marcos Assunção, na direita, Jocinei aproveitou bola espirrada pela defesa e concluiu forte, no ângulo esquerdo de Gabriel Leite, que apenas observou.
Em desvantagem, o jovem técnico Júnior Rocha sacou o zagueiro Renato, improvisado como lateral-direito, e promoveu a entrada de Michel Bertasso, que atua no ofício. Adiante, Samuel deu lugar a Rubinho, que passou a ser responsável pela articulação de jogadas. Mais ofensivo, o time da casa empatou o jogo aos 23 minutos. Em falta à longa distância, Washington concluiu firme e venceu Rafael Santos, que caiu no lado direito, mas não conseguiu evitar.
Abatida, a Lusa sofreu a virada com 27 jogados. Em boa jogada individual, o volante Jean Patrick deixou para trás Maycon e Brinner antes de concluir no canto esquerdo, sem dar chances para o adversário.
O terceiro gol também veio de bola parada: nas proximidades da área, Rubinho cobrou falta com precisão, no canto direito, e fechou o marcador.
FICHA TÉCNICA:
LUVERDENSE-MT 3 x 1 PORTUGUESA-SP
Local: Estádio Passo das Emas, em Lucas do Rio Verde-MT
Data: 5 de agosto de 2014, terça-feira
Horário: 19h30 (de Brasília)
Árbitro: Pablo dos Santos Alves-ES
Assistentes: Fabiano da Silva Ramires-ES e Vanderson Antônio Zanotti-ES
Cartões amarelos: Braga e Carlão (Luverdense-MT); Jean Mota e Serginho (Portuguesa-SP)
GOLS:
LUVERDENSE-MT: Washington (aos 23′ do 2T), Jean Patrick (aos 26′ do 2T) e Rubinho (aos 29′ do 2T)
PORTUGUESA-SP: Jocinei (aos 13′ do 2T)
LUVERDENSE: Gabriel Leite; Renato (Michel Bertasso), Zé Roberto, Braga (Montoya) e Paulinho; Carlão, Jean Patrick, Washington e Samuel (Rubinho); Misael e Reinaldo. Técnico: Júnior Rocha
PORTUGUESA: Rafael Santos; Arnaldo, Brinner, Diego Augusto e Jussandro (Jean Mota); Maycon, Marcos Assunção (Bryan Aldave) e Jocinei; Marcelinho, Wéverton (Luciano Castán) e Serginho. Técnico: Silas