O fenômeno ‘Superlua’ poderá ser observado neste domingo (10). Ele é caracterizado pelo momento em que a Lua chega ao ponto mais próximo da Terra e se torna maior aos olhos dos observadores.
Segundo o Observatório Nacional, a Lua vai nascer às 17h40 no Rio de Janeiro e este será o melhor horário para observá-la, mas como a Lua é Cheia, ela estará no céu a noite toda. Poderá haver alterações de horários entre as cidades, mas a diferença é de poucos minutos. Por isso, a dica para quem não quer deixar de ver a ‘Superlua’ é olhar para a direção leste neste domingo, a partir das 17h40. A Lua vai se pôr no amanhecer de segunda-feira (11), às 6h41.
Também chamado de ‘Supermoon’, o fenômeno acontece cerca de seis vezes por ano, de acordo com o Observatório Nacional. Neste ano a ‘Superlua’ ainda poderá ser observada duas vezes no próximo mês, no dias 8 e 28 de setembro.
No dia 8 de setembro, o instante da Lua Cheia será às 22h38 e o momento mais próximo da Terra às 0h31. No dia 28 de setembro, a Lua estará em sua maior aproximação do ano, a 356.877 km de distância da Terra.