Os guardas municipais de Maceió decidiram, em reunião realizada na manhã desta segunda-feira (11), pelo fim da paralisação das atividades que perdurava desde a última sexta-feira (8). A decisão foi tomada com o aval da direção decidiu pela criação de uma nova escala de trabalho que será aplicada em caráter provisório de até 30 dias quando poderá ser aprovada em definitiva.
A paralisação iniciada na última semana pelo Grupo de Apoio Operacional foi motivada por uma alteração publicada no Diário Oficial do Município de 12/36 horas para 12/48 horas de trabalho. A classe se sentiu prejudicada com o aumento na carga horária.
De acordo com o vice-presidente do Sindicato dos Guardas Municipais, Carlos Pisca, a alteração gerou revolta da classe que desde 2000 não vê novos concursados. “O último concurso realizado foi em 2000, faz muito tempo, então já perdemos vários guardas municipais para aposentadoria”, informa o vice-presidente.
Atualmente a força conta com cerca de 834 homens que tem como responsabilidade realizar a segurança patrimonial de escolas, praças e órgãos públicos. A decisão foi comentada pelo comandante da Guarda Municipal, coronel Edimilson Cavalcanti. “Ficou decidido, na manhã de hoje, que uma escala alternativa feita pelos guardas municipais será apresentada. Ela vai entrar em caráter provisório de 30 dias onde será avaliada pelo órgão”, informa o comandante.