A Mercedes-Benz anunciou nesta terça-feira (12) o lançamento da nova geração do Classe C no Brasil. Por enquanto, o sedã mais vendido da marca chega importado em quatro versões, com preços a partir de R$ 138.900, cerca de R$ 16 mil acima do que é cobrado atualmente.
O modelo será nacionalizado na fábrica de Iracemápolis (SP), que tem previsão para começar a produzir em 2016. Pelo menos, as vendas no mercado nacional começam poucos meses após a estreia mundial, que ocorreu no salão de Detroit, nos EUA, em janeiro. Por lá, o sedã se destacou pela evolução visual, com apelo jovem e mantendo o requinte, além do pacote de equipamentos.
Veja preços e conteúdo das versões:
C 180 Avantgarde – R$ 138.900
Motor: 1.6 litro (156 cv)
Itens de série: couro sintético Ártico, tela de sete polegadas, rodas de liga leve R17", pneus runflat (aqueles que, mesmo murchos, podem rodar por alguns quilômetros), acabamento do teto cinza, sensor de chuva, áudio 20 + GPS, aviso de perda de pressão dos pneus, proteção do cárter, touchpad, alarme, ar-condicionado, faróis em LED, moldura do painel em alumínio, leitor de CD, função start-stop, agility select (modos de condução Comfort, ECO, Sport, Sport+ e Individual).
C 180 Exclusive – R$ 138.900
Motor: 1.6 litro (156 cv)
Itens de série: os mesmos da C 180 Avantgarde, mas com moldura do painel em madeira e relógio analógico.
C 200 Avantgarde – R$ 154.900
Motor: 2.0 litros (184 cv)
Itens de série: os mesmos da C 180 acrescidos de teto solar elétrico, adaptative brake lights (sistema que acende as luzes de freio de forma diferenciada, com mais piscadas por segundo, em frenagens de emergência, chamando mais atenção do motorista que vem atrás), sistema de estacionamento automático, banco do motorista com controles elétricos e ajuste de lombar, e espelhos externos com rebatimento automático.
C 250 Sport – R$ 189.900
Motor: 2.0 litros (211 cv)
Itens de série: os mesmos da C 200, com acabamento interno e externo AMG, que inclui entradas de ar dianteiras maiores, rodas de 18 polegadas, discos de freios perfurados e pinças na cor cinza, duas saídas de escapamento, difusor aerodinâmico traseiro, faróis com sistema inteligente de iluminação, volante com base reta, pedais em alumínio, painel em madeira com textura natural, forração em couro natural (opcionalmente em vermelho), bancos esportivos, bancos dianteiros com comandos elétricos e sistema Comand Online com tela de 8,4 polegadas.
Distância do CLA
Para se diferenciar do "irmão" menor CLA (derivado do Classe A), o Classe C foi "esticado": 80 milímetros na distância entre-eixos (2.840 mm), 95 milímetros mais longo (4.686 mm) e 40 milímetros mais largo (1.810 mm). O uso de alumínio na carroceria avançou de menos de 10% para quase 50%, o que deixou a nova geração 60 kg mais leve.
Enquanto não apresenta seu propulsor bicombustível como a rival BMW, a Mercedes traz motores a gasolina com tecnologia de múltipla injeção direta controlada eletronicamente. O C 180 será impulsionada por motor 1.6 litro, que rende 156 cavalos de potência e acelera a 100 km/h em 8,5 segundos. A versão de entrada será a única que terá dois tipos de acabamento no Brasil: Avantgarde para os mais esportivos e Exclusive para os conservadores.
Já o C 200 terá propulsor 2.0 litro, com 184 cv, que leva o carro a 100 km/h em 7,3 segundos, segundo a fabricante. Para finalizar a linha, o C 250 Sport será o desejo de quem aspira velocidade, com seus 211 cv e mesma aceleração em 6,6 segundos. Todas as versões serão equipadas de série com transmissão automática de sete velocidades, direção eletromecânica, função start-stop e sistema multimídia.