Escolas da rede estadual expõem práticas bem-sucedidas de gestão

Ascom/SEEEscolas da rede estadual expõem

Escolas da rede estadual expõem

Integrantes de escolas da rede pública estadual estiveram reunidos no Centro de Convenções de Maceió na tarde desta terça-feira (12) para expor experiências bem-sucedidas de gestão em unidades de ensino locais. O Seminário de Intercâmbio de Experiências Exitosas em Gestão Escolar integra a programação do Prêmio Gestão Escolar, parceria entre o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e a embaixada dos Estados Unidos no Brasil cujo objetivo é reconhecer e premiar instituições com projetos e ações que tenham contribuído para a melhoria da aprendizagem dos alunos e o desenvolvimento da gestão escolar.

Uma das principais atividades do prêmio é a realização de intercâmbio educacional entre Brasil e Estados Unidos. No ano passado, 27 diretores de escolas estaduais de todo o Brasil viajaram para os Estados Unidos durante três semanas, quando tiveram oportunidade de conhecer a realidade educacional daquele país. Este ano, foi a vez dos educadores americanos virem ao Brasil e, desde a última segunda-feira (11), a professora Rachel Clarke, da Kensington Elementary School, do estado da Carolina do Norte, visita escolas da rede pública de Alagoas.

A secretária de Estado da Educação e do Esporte, Stella Albuquerque, afirma que a troca de experiências traz benefícios para os dois países. “Estamos fortalecendo laços de cooperação com ambas as redes e o desenvolvimento da educação no âmbito da gestão escolar democrática”, diz a secretária.

Experiências

Durante o seminário, duas unidades da rede pública estadual apresentaram suas experiências de sucesso administrativo: as escolas estaduais Manoel de Matos, em Santana do Mundaú e Fernandes Lima, em Maceió. Em comum, ambas as instituições apontaram o envolvimento da comunidade como um diferencial para uma gestão bem-sucedida.

Vencedora da etapa estadual do Prêmio Gestão Escolar 2013, a Escola Estadual Manoel de Matos, da 7ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE) expôs sua história de superação, após ter sido gravemente afetada pelas enchentes de 2010. A diretora Quitéria Calado conta que a unidade apostou no fortalecimento dos laços com as famílias dos alunos, o que já trouxe resultados positivos.

“A cada dois meses, temos o Dia da Família na Escola e o projeto Família e Escola de Olho na Aprendizagem dos Filhos/Alunos. São ações que trazem uma dinâmica diferente à escola e que promovem uma reflexão conjunta e melhorias a toda a escola”, avalia Quitéria.

Já a Escola Fernandes Lima, da 13ª CRE, trabalhou a motivação dos estudantes para reduzir, em um período de dois anos, o índice de evasão escolar de 60% para 15%. “Trabalhamos com os jovens o sentimento de pertencimento e conscientizamos sobre a importância da preservação do espaço escolar, que é um patrimônio de todos nós como sociedade”, destaca a diretora Patrícia Tavares.

Nos EUA

Em sua apresentação, a professora Rachel Clarke apontou semelhanças e diferenças entre os sistemas educacionais norte-americano e brasileiro e elogiou o dinamismo dos professores brasileiros, afirmando que a criatividade é a ferramenta educacional mais importante do século XXI.

“Estive em Rondônia, Brasília e Alagoas e, em todos estes lugares, percebi que as escolas promovem muitos projetos que incentivam a criatividade dos alunos. Em Santana do Mundaú, por exemplo, conheci um projeto de incentivo à reciclagem, uma ideia que, com certeza, compartilharei na minha escola. Nos EUA, somos muito focados na constante avaliação do estudante e gostaria muito de ter ações como as de vocês”, afirma.

Clarke adianta que, nesta quinta e sexta-feira (14 e 15), estará em Brasília para participar do I Seminário Internacional de Boas Práticas em Gestão Escolar, promovido em parceria pelo Consed e embaixada dos Estados Unidos. Na ocasião, ela encontrará outros sete diretores americanos que também estão no Brasil em intercâmbios educacionais para compartilhar as experiências vivenciadas em cada estado do país.

Fonte: Ascom/SEE

Veja Mais

Deixe um comentário