Foi uma partida recheada de emoções. O “Jogo Santo” disputado no Arruda teve uma série de milagres aos longo dos cem minutos de disputa. Em noite inspirada, o goleiro Jeferson foi o principal responsável pela classificação do Santa Rita no empate em 1 a 1 contra o Santa Cruz.
Logo aos três minutos do 1º tempo inicial, Rafael Silva abriu o marcador. O Santa Cruz somente chegou ao gol de empate aos 36 do 2º tempo quando Betinho fuzilou o goleiro alagoano.
Após o apito final do árbitro os jogadores do Santa Rita iniciaram uma grande comemoração de um feito histórico onde o time alagoano chegou as oitavas de final entre os dezesseis melhores da Copa do Brasil.
Com a classificação, o Santa Rita assegura mais uma cota no valor de R$ 430 mil. Na próxima 2ª feira na sede da Confederação Brasileira de Futebol, será realizado o sorteio que definirá os próximos confrontos da competição.
A partir da próxima fase serão integrados a competição os times brasileiros na Copa Libertadores: Grêmio, Atlético (MG), Flamengo, Botafogo, Cruzeiro e Atlético (PR).
O Jogo
Precisando apenas de um empate, o Santa Rita surpreendeu logo no início do jogo. Aos três minutos, o time alagoano articulou um belo contra-ataque, Jeanderson cruzou, no meio da defesa, Rafael Silva ganhou na primeira dividida pelo alto, mas a bola caiu na frente do atacante do time alagoano, que bateu com precisão, perto da entrada da pequena área, marcando o primeiro gol do Santa Rita.
Após tomar o gol, o Santa Cruz acordou, entrou no jogo e partiu para o abafa. Em pelo menos três oportunidades, o time Pernambuco quase empatou. Na primeira, Carlos Alberto cobrou uma falta com precisão e bola explodiu no travessão. Após disputar uma bola pelo alto, Léo Gamalho conseguiu um leve desvio e fez a bola tocar na trave. O time pernambucano ainda teve uma cabeçada do zagueiro Everton Sena a queima roupa e Jeferson com um reflexo impressionante, fez uma defesa maravilhosa.
O Santa Rita permaneceu se defendendo e explorando lances de perigo em contra-ataques. Já o Santa Cruz não conseguiu chegar mais e apenas tentou no desespero.
Precisando virar o marcador, a Cobra Coral voltou com tudo no 2º tempo. Partiu para pressão, mas a defesa do Santa Rita conseguiu segurar o abafa inicial. Aos oito minutos, Léo Gamalho subiu de cabeça e Jeferson fez uma grande defesa. No lance seguinte, Everton Sena novamente usou a cabeça e o goleiro do Santa Rita fez pelo menos outras duas grandes defesas.
A resposta do Santa Rita foi fulminante. Após um cruzamento pelo lado esquerdo, Reinaldo Alagoano ganhou do zagueiro tricolor, mas parou em uma defesa sensacional de Tiago Cardoso.
Bem postado na defesa, o Santa Rita explorava os contra ataques e aos 25 minutos, o time alagoano encaixou três contra um, Reinaldo Alagoano recebeu em condições de finalizar, mas bateu fraco e Tiago Cardoso fez uma defesa tranquila.
O goleiro Jeferson se firmou com o grande nome da partida. Aos 35, Carlos Alberto mandou um balaço de fora da área, a bola estava em direção ao ângulo, mas encontrou as mãos do goleiro do time de Boca da Mata para mais uma defesa excepcional.
Após tanto insistir, o Santa Cruz chegou ao empate. Falha do zagueiro Junior Carvalho, Danilo Pires recuperou quase na linha de fundo e cruzou, Betinho chegou sozinho e quase na entrada da pequena área, fuzilou, marcando o gol de empate.
O Santa Cruz continuou pressionando, mas em pelo menos dois lances, Jeferson fez duas grandes defesas e evitou o gol pernambucano.
Ficha Técnica
Santa Cruz (PE) 1 x 1 Santa Rita (AL)
Copa do Brasil – 3ª Fase – Jogo de Volta
Local: Estádio José do Rêgo Maciel (Recife-PE)
Árbitro: Italo Medeiros de Azevedo (RN)
Assistentes: Luis Carlos Camara Bezerra (RN) e Ubiratan Bruno Viana (RN)
4º Árbitro: Gleydson Ferreira Leite (PE)
Renda: Público:
Cartões Amarelos: Cristiano, Wagner Líbano, Edir (Santa Rita) Everton Hora, Léo Gamalho (Santa Cruz)
Gols: Rafael Silva (Santa Rita) 3’ do 1º tempo; Betinho (Santa Cruz) 36’ do 2º tempo
Equipes:
Santa Cruz: Tiago Cardoso, Toni, Everton Sena, Marlon e Renatinho; Sandro Manoel, Everton Hora(Danilo Pires), Natan (Adilson) e Carlos Alberto; Léo Gamalho e Pingo(Betinho)
Técnico: Sérgio Guedes
Santa Rita: Jeferson, Edir, Junior Carvalho, Selmo Lima e Jeanderson; Adriano (Gueba), Lucas Mendes, Cristiano e Wagner Líbano(Tinga); Reinaldo Alagoano e Rafael Silva
Técnico: Eduardo Neto