Servidores do município anunciam paralisação das atividades

Categoria alega que prefeitura não cumpriu acordo salarial.

Assembleia dos servidores municipais
Assembleia dos servidores municipais

Servidores municipais anunciaram na manhã desta sexta-feira, dia 15, que entrarão em greve nas próximas 72 horas. A decisão foi tomada durante assembleia realizada no Clube Fênix, situado na Avenida da Paz, no Centro.

As centrais sindicais do Sindspref, Sindsaúde, Fetam, Sindacs e Sindguarda acusam a Prefeitura de Maceió de descumprir o acordo salarial firmado este ano. “Ninguém é obrigado a fazer acordo, mas se fez tem que cumprir,” relatam os sindicalistas.

Na versão dos servidores, a equipe econômica de Rui Palmeira declara que a prefeitura não tem mais dinheiro e que o não pagamento é em virtude da Lei de Reponsabilidade Fiscal.

Os servidores devem enviar ofício comunicando a decisão à Prefeitura que relatou que só irá se pronunciar quando for informada oficialmente da greve. O grupo saiu em caminhada em direção à Secretaria de Finanças, situada na Rua Pedro Monteiro, também no Centro.

Os sindicalistas também acusam a secretária de Finanças, Renata Fonseca, de não participar das reuniões. De acordo com os sindicalistas, Renata “repassa toda a responsabilidade para o secretário de administração”, Carlos Júnior Spegiorin.

No início da manhã, a central sindical enviou nota à imprensa informando a pauta da reunião extraordinária e confirmando que – se assim decidido assemblearmente – os servidores suspenderiam as atividades.

Saiba os itens discutidos em pauta:

Lei Delegada;
Descumprimento do Acordo Salarial 2014, pela Prefeitura;
Progressão por mérito conforme artigo 20 da Lei 4.974, de 32 de março de 200;
Produtividade dos servidores;
Folha SUS;
Implantação do incentivo do PSF;
Piso Nacional dos Agentes de Combate a endemias;
Mudança da data de admissão no contracheque dos ACEs;
Convênio com a Polícia Federal (Legalização de porte de arma);
Confecção das carteiras funcionais.

Atendimento suspenso

A Prefeitura de Maceió informa que o atendimento ao público na Secretaria Municipal de Finanças (SMF) está temporariamente suspenso. O motivo da suspensão é uma ocupação realizada por manifestantes na manhã desta sexta-feira (15). Os serviços disponibilizados pelo órgão serão normalizados tão logo que o prédio seja liberado.

Veja Mais

Deixe um comentário