Já é praxe. Há seis meses, os domingos da Praça do Centenário, no bairro do Farol, são reservados à prática de atividades físicas e recreativas para crianças, jovens e adultos, por meio do projeto “Lazer na Praça”, promovido Prefeitura de Maceió e capitaneado pela Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Semel). Mas, a edição deste domingo (17) teve uma programação especial, dedicada a celebrações religiosas e também a atividades culturais, com apresentação dos folguedos de Alagoas.
Enquanto em vários pontos da praça, as crianças aproveitavam as atividades de lazer, comandadas pela equipe de educadores físicos da Semel, em frente ao palco, os adultos apreciavam as atrações religiosas comandadas pelos integrantes da Igraja do Nazareno e da Assembleia de Deus, ambas do bairro do Farol. Através de cânticos de louvor, apresentações coreografadas, teatro e leitura de passagens da Bíblia, as várias famílias que compareceram à Praca do Centenário tiveram momentos de reflexão e de paz espiritual.
“Essa ideia de juntar diversas atividades num mesmo lugar é uma maravilha. Hoje mesmo, esse momento de apresentações religiosas trouxe uma paz imensa. Tem tudo a ver com esse espaço, que é maravilhoso. Sempre venho com toda a família e continuarei frequantando a praça em outros domingos, com certeza”, revelou a dona de casa, Ivanize Maria da Silva.
Quem também levou alegria ao local, para apresentar a riqueza dos folguedos alagoanos, com atividades recreativas, foram os atores da Associação Teatral Artistas do Tablado. De forma lúdica, os artistas interagiram com as famílias, por meio da música e do teatro. O Coco de Roda, a Chegança, o Pastoril e o Guerreiro são alguns exemplos do que foi apresentado. A programação artística foi uma parceria da Semel com a Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC).
A programação contou ainda com a exposição dos trabalhos desenvolvidos pelas artesãs da Economia Solidária, projeto fomentado pela Secretaria Municipal do Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária (Semtabes). Os educadores ambientais da Secretaria Municipal de Proteção ao Meio Ambiente (Sempma) também estavam na praça, distribuindo mudas de várias espécies, para despertar nos visitiantes a importância do plantio de árvores e preservação do verde pela cidade.
O projeto “Lazer na Praça” proporciona às famílias maceioenses, um espaço democrático para a prática de esportes e atividades recreativas todos os domingos, das 8h da manhã até às 14h. “Nosso objetivo é sempre trazer novidades para que esse projeto seja cada vez mais democrático e apreciado pelos maceioenses”, finalizou o titular da Semel, Antônio Moura.