Médico Hemerson Casado questiona seriedade do Desafio do Gelo no Brasil

Reprodução/FacebookMédico Hemerson Casado

Médico Hemerson Casado

Criada por Mark Zuckerberg, o desafio do ALS – Ice Bucket Challenge, conhecido como desafio do balde de gelo é uma campanha para arrecadar fundos para o combate à esclerose lateral amiotrófica (ELA). Quem aceita o desafio, deve doar U$100 para à ALS Association, uma ONG dos Estados Unidos que ajuda pacientes com ELA e apoia pesquisas sobre a doença.

Nos Estados Unidos, onde a campanha teve início, em apenas uma semana, a campanha já arrecadou US$ 7,6 milhões (cerca de R$ 17 milhões), cerca de seis vezes do que foi arrecadado no mesmo período do ano passado.

O desafio chegou ao Brasil e rapidamente virou hit entre os famosos. Dezenas de celebridades gravaram vídeos tomando banho de água gelada e postaram em suas páginas nas redes sociais. No entanto, para o médico cardiologista Hemerson Casado Gama, portador da doença, a celebridades brasileiras estão transformando a campanha em uma brincadeira. “Em uma semana a celebridades americanas recolheram cerca de 8 milhões de dólares e se comprometeram com a doença. Essa campanha chegou ao Brasil e virou o que eles chamam de hit e as celebridades brasileiras estão levando na brincadeira. O banho gelado não deve tocar o corpo e sim a alma das pessoas”, criticou o médico, em um vídeo postado na página ‘Dê Um Milhão para ELA’, no Facebook.

Em tom de protesto, o médico questionou se o dinheiro está sendo doado e para onde está sendo enviado. “Estão doando 100 dólares por pessoa. Aqui, se estão doando, que quantidade de dinheiro serão capazes de conseguir, pra onde vai esse dinheiro, o que será feito com esse dinheiro? Temos que ter estudos e pesquisas nacionais. Temos que trazer pesquisas de fora para cá”, questionou o médico.

Ao final do vídeo, o médico faz um protesto e diz que aderiu a campanha, mas com o balde vazio. "Eu vou aderir à campanha do balde, porém o meu balde não tem nada dentro, porque a ELA não é nenhuma brincadeira. A ELA tem que ser levada a sério”, encerra a gravação simulando um banho de gelo.

Veja Mais

Deixe um comentário