O historiador Geraldo de Majella vai lançar no dia 29 o livro Um Jornalista em Defesa da Liberdade, que traça um perfil biográfico do jornalista alagoano Denis Agra, falecido em Maceió aos 42 anos em 1992. O lançamento ocorre às 19h30 na Pizzaria Armazém Guimarães, no bairro de Jatiuca.
Denis Agra nasceu em Viçosa (AL), em 1950, estudou medicina na Universidade Federal de Alagoas Ufal, mas em 1973, foi preso e barbaramente torturado em Recife-PE. O que motivou a sua prisão e de outros estudantes em Alagoas foi o fato de ser um líder estudantil e militante clandestino do Partido Comunista Revolucionário [PCR].
“A repressão atuava no campus da UFAL e não demorou a identificar e prender os estudantes vinculados ao PCR. Foram presos os irmãos Fernando José de Barros Costa e Jeferson de Barros Costa, Denisson Cerqueira de Menezes, Norton de Morais Sarmento Filho, Flávio Lima e Silva, Paulo de Azevedo Newton, Breno e Denis Jatobá Agra, assim como os médicos Luiz Nogueira Barros e Hélia Mendes. Nogueira já havia sido preso em abril de 1964, acusado de pertencer ao PCB. A polícia política do regime acusava a ambos de manterem ligações com o principal dirigente do PCR, o alagoano Manoel Lisboa de Moura,” afirma Majella.
Enio Lins, jornalista e ex-líder estudantil, falou do seu primeiro contato com Denis: “Minha primeira percepção do biografado foi a de um herói contemporâneo, um personagem próximo, embora sem nome ainda nos primeiros comentários, nos idos de 1973, sobre os estudantes “subversivos” então presos em Maceió. Daquela trupe, em verdade, o primeiro a ser identificado por mim foi Jefferson Costa – por sua condição de goleiro do CRB, time pelo qual tentava exercer uma militância como torcedor. Apenas quatro anos depois da queda do PCR, o nome do Denis me seria identificável, e tornado próximo com muita rapidez, devido ao amigo Mário Agra Júnior, irmão caçula dos Agra.”
O historiador Geraldo de Majella tem se dedicado a pesquisar sobre a História Política de Alagoas e escrito obras importantes e reveladoras sobre os partidos de esquerda. É autor dos livros Caderno da Militância – histórias vividas nos bastidores da política; Execuções Sumárias e Grupos de Extermínio em Alagoas (1975-1998); Rubens Colaço: Paixão e vida – A trajetória de um líder sindical; Mozart Damasceno, o bom burguês; O PCB em Alagoas: Documentos (1982-1990).
Livro: Um Jornalista em Defesa da Liberdade
Dia: 29 de agosto
Horário: 19:30 horas
Endereço: Avenida Amélia Rosa, 188 Jatiuca, Maceió (AL)
Editora: Bagaço