Mais uma unidade de saúde que está sendo reformada pela Prefeitura de Maceió foi vistoriada na manhã desta quarta-feira (20) pelo prefeito Rui Palmeira. A Unidade de Saúde da Família (USF) Doutor David Nasser, localizada em Ipioca, faz parte de um pacote de ações para a reestruturação da saúde municipal. Os serviços, avaliados em aproximadamente R$ 200 mil, estão sendo custeados por meio de uma parceria entre o Município e o Ministério da Saúde (MS), e têm entrega prevista para novembro deste ano.
Entre outros benefícios, a unidade, que não recebia reparos há quatro anos, será contemplada com serviços de pintura interna e externa, impermeabilização, consertos nas partes elétrica e hidráulica e reparos nos pisos e telhados.
De acordo com Rui Palmeira, acompanhar o andamento dos serviços tem sido fundamental para constatar as necessidades da população maceioense. “Tenho feito questão de visitar as obras de reforma, e nas oportunidades aproveito para conversar e estreitar o diálogo com os moradores e lideranças comunitárias. Essa é uma orientação para todos os secretários e superintendentes que compõem a gestão”, disse ele.
Moradora de Ipioca há 30 anos, Dália Pontes ficou animada com o andamento das obras. “Estou gestante e sou usuária frenquente dos serviços. Posso afirmar que as obras estão avançando e está ficando muito bom. Anteriormente passamos por algumas dificuldades no atendimento por conta de problemas na estrutura, mas estou otimista e tenho certeza que com a reforma as coisas vão melhorar por aqui”, disse ela. Como a USF está em reforma, os atendimentos médicos foram transferidos para a sede da Associação dos Moradores de Ipioca e de Sauaçuhy, ambas próximas à Unidade.
Para o vice-presidente da Associação Comunitária de Ipioca, Sidney Rodrigues, a reestruturação da unidade de saúde é parte do resgate da relação entre Prefeitura e comunidade de Ipioca, que vem sendo trabalhando pela gestão Rui Palmeira.
“Esse posto nas outras gestões vivia no abandono. É muito gratificante ver que a Prefeitura na pessoa do prefeito Rui Palmeira está olhando para a saúde de Maceió e, principalmente, para as necessidades de nós que moramos aqui em Ipioca”, frisou ele.
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) acompanha de perto a reforma de todas as unidades em reforma. “A orientação do Ministério da Saúde é que os municípios busquem uma padronização para as unidades e a Prefeitura se empenha muito para conseguir esse feito”, complementou o engenheiro da SMS, Roberto Monteiro.