IMA divulga relatório de balneabilidade das praias

O Instituto do Meio Ambiente (IMA) divulga hoje (22) o relatório de balneabilidade de 60 trechos do litoral alagoano. No documento 17 pontos são indicados como impróprios para banho e devem ser evitados pelos banhistas, enquanto outros 43 são considerados próprios. As amostras foram coletadas nos dias 19 e 20, quando houve registro de chuvas em toda a costa.

Dos 18 trechos localizados no litoral sul, entre as praias do Pontal do Peba e do Saco, três estão impróprias para banho. Em Maceió foram verificados 20 pontos, entre o Pontal da Barra e a praia de Ipioca, e destes 11 trechos são considerados impróprios. No litoral norte, entre a Paripueira e Maragogi, foram verificados 22 pontos e três não estão indicados aos banhistas.

A classificação quanto a balneabilidade é definida a partir dos índices de Número Mais Provável (NMP) de Coliformes Termotolerantes (fecais) por 100ml de água, em um conjunto de cinco semanas, conforme o que determina a resolução nº 274/2000 do Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama).

Segundo o diretor técnico do IMA, Ricardo César, mesmo com o resultado das análises apresentadas no relatório de balneabilidade, a população deve evitar banho de mar “em um período de 72 horas após fortes chuvas, principalmente em áreas próximas às fozes de rios e galerias de águas pluviais, devido a água da lavagem das cidades que podem ser carreadas por essas vias em direção às praias”, disse.

O relatório está disponível no site do IMA: www.ima.al.gov.br/servicos/balneabilidade .

Fonte: Ascom IMA

Veja Mais

Deixe um comentário