O governo islandês Reykjavík emitiu um alerta vermelho e suspensão do tráfego aéreo por causa de um vulcão em intensa atividade na Islândia. O escritório meteorológico do país advertiu que uma pequena erupção está em curso e que a lava está derretendo o gelo que fica sob a geleira de Vatnajokull.
— Há uma erupção debaixo da camada glacial, provavelmente pequena, que ainda não conseguiu fundir o gelo — declarou uma autoridade do Serviço Metereológico, Theodor Hervasson.
O alerta vermelho é o mais alto em um escala de cinco pontos do país. Segundo as autoridades do país a erupção pode provocar uma “emissão significativa de cinzas na atmosfera.”
Bardarbunga faz parte de um grande sistema de vulcão escondido sob a geleira Vatnajokull, no Centro de Islândia. As autoridades já haviam alertado que qualquer erupção do vulcão pode resultar em uma inundação da área norte da geleira.
Centenas de pessoas foram retiradas da área na quarta-feira, depois do alerta de geólogos para cerca de 300 terremotos desde a meia-noite de terça-feira. A região, situada a mais de 300 km da capital Reykjavik, não tem residentes permanentes, mas fica dentro de um parque nacional popular entre os turistas.
Em 2010, o vulcão Eyjafjallajokull na Islândia entrou em erupção, produzindo uma nuvem de cinzas que interrompeu severamente o transporte aéreo. Na ocasião, foi o maior fechamento do espaço aéreo europeu desde a Segunda Guerra Mundial.