O Fortaleza continua caminhando a passos largos rumo à segunda fase do Campeonato Brasileiro da Série C. Mesmo sem exibir um grande futebol, o Tricolor fez o suficiente para bater o lanterna Águia, por 2 a 0, na noite desta segunda-feira, no Estádio Zinho de Oliveira, em Marabá, no fechamento da 12ª rodada.
Com este importante resultado, o Fortaleza mantém sua invencibilidade de quase cinco meses em jogos oficiais. A última derrota foi pelo Cearense, quando perdeu para o Icasa, por 3 a 1, no dia 6 de abril. Desde então, foram oito vitórias e sete empates. Fase que deixa o time isolado na liderança do Grupo A, com 26 pontos, oito a mais que o quinto colocado CRB.
O Águia vive o outro lado da moeda. O clube paraense acumulou a quarta rodada sem vitórias, com três derrotas e um empate. A situação na luta contra o rebaixamento vai ficando cada vez mais complicada. Hoje, o Azulão ocupa a última posição com oito pontos, com cinco a menos que o Treze, o primeiro na faixa de descenso.
DIFERENÇA NÍTIDA
Desde os primeiros minutos, a diferença entre ambos na tabela de classificação refletiu-se em campo. Mesmo jogando longe de casa, o Fortaleza foi o dono do jogo no primeiro tempo. A primeira boa chance, contudo, saiu apenas aos 17 minutos. O lateral-esquerdo Fernandinho cruzou e o atacante Robert, sozinho na área, furou feio.
Bastaram, contudo, três minutos, para que a torcida tricolor pudesse festejar. Aos 20 minutos, os visitantes conseguiram abrir o placar em jogada de bola paradas. O volante Corrêa cobrou falta na área e o zagueiro Genílson se esticou todo para mandar para a área.
Após o gol, o Águia tentou pressionar, mas não apresentou qualidade no ataque. Nas poucas vezes que conseguiu finalizar, a bola acabou nas mãos do goleiro Ricardo. O Tricolor ainda poderia ter matado o jogo em outros contragolpes, mas não obteve sucesso.
SUFOCO EM VÃO
Na segunda etapa, o jogo foi mais equilibrado, tendo em vista que os paraenses buscaram mais o jogo. Antes dos dez minutos, cada time criou uma chance. O Águia, aos seis, chegou em chute forte do meia Reinaldo para fora. Aos sete, o atacante Waldison também fez jogada individual e mandou pela linha de fundo.
Nos minutos seguintes, o ritmo do jogo caiu drasticamente. Somente na segunda metade, o duelo voltou a ganhar emoção. Aos 29 minutos, o Azulão voltou a assustar. O volante Vadanes alçou na área e o meia Reinaldo cabeceou com perigo. A resposta veio aos 32, mas Fernandinho chutou longe.
Apesar da luta dos donos da casa, o Leão continuou criando as melhores chances e poderiam ter um final mais tranqüilo, não fosse a falta de pontaria. Ainda assim, os visitantes encontraram tempo para ampliar nos acréscimos. Aos 49, Fernandinho deu passe açucarado para o artilheiro Robert, que só mandou para o fundo do gol de Bruno Grassi.
PRÓXIMOS JOGOS
No próximo domingo, às 19 horas, o Águia volta a campo para enfrentar o Treze, no Estádio Presidente Vargas, em Campinas Grande. Enquanto isso, o Fortaleza encara o Crac, nos mesmos dia e horário, também no Estádio Presidente Vargas, mas de Fortaleza.