Hospital Portugal Ramalho discute malefícios do tabagismo

AscomHospital Portugal Ramalho

Hospital Portugal Ramalho

Portadores de dependência química e transtorno mental; e técnicos do Hospital Escola Portugal Ramalho participaram nesta quinta-feira (28) de uma mesa redonda sobre o tabagismo, na instituição psiquiátrica. Objetivo é promover um trabalho de conscientização visando à redução do número de fumantes, uma vez que a Organização Mundial de Saúde (OMS) já declarou o tabagismo como doença psiquiátrica.

A coordenadora estadual de Combate ao tabagismo da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), Vetrúcia Teixeira, disse que há um ano o setor de Psicologia do hospital vem desenvolvendo um projeto de implantação do controle do tabagismo. De acordo com ela, como a população usuária é flutuante fica difícil saber o número de portadores de transtornos mentais tabagistas, mas que há pelo menos 46 técnicos da unidade fumantes.

“É importante trabalhar a área de transtorno psíquico, uma vez que os profissionais que lidam com os pacientes cedem o cigarro como estratégia para acalmá-los. Mas ao tempo em que acalma, deprime-os. Reverter isso é um desafio para o hospital, sobretudo porque o paciente psiquiátrico toma outros medicamentos e pode sofrer os efeitos colaterais”, alerta Vetrúcia, lembrando que a nicotina é uma substância psicoativa que muda o comportamento das pessoas.

Dia Nacional – O Dia Nacional do Tabagismo será comemorado nesta sexta-feira (29), a partir das 8h30, no Centro Educacional Antônio Gomes de Barros (CEAGB), e será marcado por ações de conscientização promovidas pelo Núcleo de Combate ao Tabagismo da Sesau. Estudantes participarão de ações educativas, bem como exibição de filmes, vídeos e spots informativos sobre os malefícios do tabagismo.

Fonte: Ascom

Veja Mais

Deixe um comentário