A equipe do Programa de Combate ao Tabagismo ligado à Coordenação de Promoção e Educação em Saúde (Copes), da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), participa nesta sexta-feira (29), da programação do Dia Nacional de Combate ao Fumo, que ocorrerá no maior complexo educacional em Alagoas, o Cepa, durante o período da manhã e parte da tarde. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), mais de 300 pessoas morrem por dia no Brasil em consequência do hábito de fumar.
No período da manhã, em quase todas as escolas do Cepa serão promovidas ações relacionadas aos problemas causados pelo vício do cigarro. Também serão realizadas apresentações de peça de teatro, jogral, dança, fantoches, seminário e distribuição de material de folheteria educativo, abordando os males causados pelo tabaco.
A partir das 14h, está marcada a discussão a partir de uma mesa redonda em que o oncologista André Guimarães e o cardiologista Aliomar Lins abordarão o tema “Doenças Relacionadas ao vício do Tabaco: neoplasias e doenças do aparelho circulatório e respiratório”. Além dos profissionais do estado e do município que estarão juntos nas atividades, participam também das ações as ligas acadêmicas da Universidade Estadual de Ciências das Saúde de Alagoas (Uncisal) e de Saúde Mental e Infectologia da Faculdade Maurício de Nassau.
Serão oferecidos serviços de aferição de pressão arterial, medição da circunferência abdominal, ginástica laboral e aplicação do teste de Fergstrom (empregado por especialistas, para ajudar a definir a melhor estratégia para quem quer largar o cigarro – o questionário determina o grau do vício da pessoa na nicotina).
Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) associam o cigarro a 90% dos casos de câncer de pulmão, sendo que a sua letalidade é altíssima, mata 85% dos pacientes, e apenas 15% dos casos podem ser diagnosticados precocemente. Outro aspecto de extrema importância é que o cigarro prejudica, e muito, quem não fuma. Os fumantes passivos também estão propícios a terem câncer de pulmão, os dados mostram que 25% a 46% das mulheres que morrem de câncer de pulmão e 13 a 37% dos homens que morrem da mesma doença não são fumantes, mas adquiriram a doença com a convivência com fumantes.
Cessação do Tabagismo
A equipe do Combate ao Tabagismo da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) vai se unir ao evento organizado pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) para ajudar nas atividades e também divulgar o primeiro Núcleo de Cessação do Tabagismo, inaugurado, em 19 de agosto, no II Centro de Saúde, na Praça da Maravilha, no bairro do Poço. O estado já tem dois desses núcleos funcionando na Unicisal e no Hospital Universitário (HU). Pessoas interessadas em aderir aos grupos podem obter mais informações, ligando para os telefones 3337-3519 e 3315-2641.