A Câmara Municipal de Maceió concede, nesta segunda-feira (01), o Título de Cidadão Honorário ao suboficial da Marinha Cremildo Vicente de Oliveira. A proposta foi apresentada pela vereadora Tereza Nelma (PSDB) que justificou a escolha como forma de reconhecimento do Legislativo aos “grandes serviços prestados por este pernambucano que escolheu Alagoas, e especialmente Maceió para amar e viver”.
Cremildo tem forte participação na Maçonaria, sendo o atual coordenador do Colégio dos Grandes Inspetores Gerais. A solenidade acontece a partir das 9h, no auditório da Faculdade Integrada Tiradentes (FITs), em Cruz das Almas. Ele nasceu em Pernambuco e veio morar em Alagoas em 1962. Foi professor da Ufal, depois de ter sido supervisor de segurança do trabalho em Recife. Serviu em Pernambuco, Ceará, Rio de Janeiro e no Espírito Santo.
Durante sua atuação na Escola de Aprendizes Marinheiros demonstrou sua dedicação tirando mais de 2 mil jovens da área de risco social integrando-os à sociedade ao se tornarem membros da Marinha. É membro da Academia Maceioense de Letras, da Associação Alagoana de Imprensa e da Associação dos Ex-Combatentes de Alagoas. Como Maçom do Grande Oriente do Brasil, em suas funções na Delegacia Litúrgica presta serviços à comunidade maceioense nas funções e obras assistenciais da Maçonaria.
Para a vereadora Tereza Nelma, o título é uma justa homenagem a um homem que trabalhou em defesa da capital alagoana e que atualmente conta com uma vida cultural relevante e que só enobrece Maceió com suas atividades no campo social. “Sua dedicação à Marinha e à Maçonaria mostram o sentimento de responsabilidade e compromisso com as instituições cidadãs de nossa sociedade. É de fato um merecedor da titulação de cidadão honorário de Maceió”, afirmou.