Alagoas é destino preferencial entre brasileiros e estrangeiros

Ascom SeturArtesanato local também atrai turistas

Artesanato local também atrai turistas

Com belezas naturais reconhecidas nacional e internacionalmente, Alagoas se destaca como um destino bastante procurado por turistas de várias localidades. Eles chegam por terra, céu e mar. Não importa como, mas eles chegam para desfrutar do sol que aquece Alagoas o ano inteiro, do mar, de cor azulada com águas mornas e de todas as belezas naturais.

Os atrativos são inúmeros. Além das praias, a visita aos mirantes em Maceió continua sendo pedida pelos turistas. Para Arilton Martins Fonseca, paranaense que mora em São Paulo, seu ponto turístico preferido é a praia de Guaxuma. “Sou um apaixonado por Alagoas. Estive aqui pela primeira vez há 20 anos para visitar uma amiga. De lá para cá, venho todo ano, e hoje conheço também os artistas da terra”. Ele fala animado, contando a história de dona Cida, uma artesã que faz escultura em pedras. Arilton não mais se intitula como turista, e sim “um amigo da cidade”.

Já o casal André e Valéria, do Rio Grande do Sul, não conhecia Alagoas e veio ver de perto as belezas naturais, que foram recomendadas por amigos. “Gostamos muito da orla de Maceió, caminhamos à noite com tranquilidade, nos sentimos bem seguros e isto é um ponto positivo”, comenta Valéria. Eles estão ansiosos para conhecer as praias de Maragogi e afirmam que voltarão com certeza.

A cadeia produtiva do turismo se beneficia com a alta temporada. Artesãos, taxistas, receptivos, bares e restaurantes. Manoel Junior, vendedor de artesanato no mirante de São Gonçalo, diz que as expectativas para vendas são boas e os artigos que mais saem são colares de sementes, além de chapéus.

Segundo dados da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH-AL), a previsão do trade é de que o fluxo de turistas chegue a 250 mil, no período de 15 de dezembro a 15 de janeiro. De acordo com a secretária adjunta de Estado do Turismo, Raquel Tenório, a média de ocupação hoteleira é o resultado do trabalho dos poderes públicos e privados, que divulgam o destino e oferecem serviços de qualidade.

“Os hotéis estão com ocupação acima dos 95% neste período, e muitos já chegam a 100%. Esse é o resultado da parceria entre entidades, associações, empresários e Estado. Empenhamo-nos durante o ano de 2012 para aquecer a temporada. Divulgamos e promovemos o destino em feiras e eventos do setor, além de realizarmos famtour, road shows e capacitações para agentes de viagens dos principais mercados emissores de turistas para Alagoas”, explicou Raquel.

Para Glênio Cedrim, presidente da ABIH-AL, a responsabilidade é ainda maior agora. “Devemos surpreender nossos turistas e chegar ao grau de excelência. Temos a felicidade de hoje poder contar com o poder público estadual e municipal de Maceió, que irá continuar com o trabalho integrado na prefeitura de Rui Palmeira. O trabalho não para, pois o turismo ainda só representa 8% do PIB alagoano e podemos chegar a 10% em 2013.”, destaca.

O incremento do fluxo será fomentado com os voos extras e os fretamentos exclusivos para o período de alta. Charters nacionais de pelo menos nove cidades do país, fretamentos internacionais de Portugal (exclusivo para o período do Réveillon), Itália (voos semanais até 30 de janeiro) e Argentina (dois voos semanais até fevereiro), além dos voos extras de algumas companhias aéreas vão aquecer a malha aérea de Alagoas.

A movimentação de passageiros promete bater o recorde em 2012. Até o mês de novembro, o Aeroporto Zumbi dos Palmares teve um fluxo de 1 milhão e 400 mil pessoas, praticamente a mesma movimentação do ano inteiro de 2011.

Eles também chegam pelo mar. Os cruzeiros marítimos, que nesta temporada teve uma redução no número de viagens, devido a uma preferência dos brasileiros por temporadas mais longas, prometem aportar, até o dia 30 de março, cerca de 63 mil cruzeiristas, entre turistas e tripulantes. Serão ao todo, 13 navios – quatro a mais do que na temporada anterior – em 20 viagens.

A capital alagoana, eleita por ter a orla mais bonita do país, está entre as cinco cidades mais procuradas do Brasil, junto com Fortaleza, Rio de Janeiro, Natal e Salvador. A região Nordeste é a mais procurada, com 64% dos votos, afirmou a pesquisa realizada em 31 cidades brasileiras, em todos os Estados e no Distrito Federal, pelo Instituto de Pesquisas, Estudos e Capacitação em Turismo (Ipeturis).

Fonte: Agência Alagoas

Veja Mais

Deixe um comentário