HGE prioriza cursos de atualização na qualificação da assistência

Ascom/HGEHGE prioriza cursos de atualização na qualificação da assistência

HGE prioriza cursos de atualização na qualificação da assistência

Manter o corpo técnico capacitado e atualizado, fornecendo sempre um atendimento com qualidade e segurança ao paciente é uma das prioridades do Hospital Geral do Estado (HGE). Para isso, a unidade hospitalar realiza, frequentemente, cursos periódicos de capacitação e atualização com os seus profissionais da assistência. Só em 2012, aproximadamente 1.600 profissionais foram capacitados em suas áreas de atuação.

Segundo Marcus Magno, técnico de Recursos Humanos e um dos responsáveis pelos projetos de capacitação profissional no hospital, a atualização permanente dos profissionais contribui para o aperfeiçoamento das técnicas utilizadas no tratamento ao paciente, bem como para o diagnóstico correto e diminuição do período de internação.

“A procura pela eficiência no atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) tem sido uma meta dos gestores públicos. No Hospital Geral, a capacitação permanente dos profissionais contribui para a melhoria do atendimento e valorização do servidor”, destacou.

Além de um curso sobre reanimação cardiopulmonar, voltado para os profissionais da área de enfermagem, também foram realizados cursos sobre equipamentos de esterilização, queimados, atualização sobre tratamento de feridas, manuseio de equipamentos de infusão, atualização pediátrica, saúde do trabalhador, segurança no ambiente hospitalar, proteção radiológica e digitalização de documentos, entre outros.

Os cursos tiveram a participação de profissionais da assistência ao paciente, como médicos, nutricionistas, assistentes sociais, técnicos de radiologia, etc, assim como os da área administrativa. A iniciativa faz parte da programação anual da Seção de Desenvolvimento e Educação de Pessoas do hospital.

“Por meio das capacitações, o corpo técnico teve a oportunidade de se atualizar com relação às condutas que são vivenciadas no cotidiano do hospital”, acrescentou Marcus Magno.

A enfermeira plantonista Eleonora Villar destacou o cuidado dos responsáveis em alcançar os profissionais da unidade hospitalar e oferecer treinamentos no horário de serviço. “Alguns dos cursos foram focados nos atendimentos às situações críticas e com risco de vida. Achei a iniciativa muito importante para as equipes plantonistas. Além da capacitação, também obtivemos motivação e o reconhecimento como servidor do maior hospital público do Estado”, salientou.

Para 2013, a Seção de Desenvolvimento e Educação de Pessoas, em conjunto com os coordenadores de áreas, já vem identificando os cursos que serão necessários conforme as especificidades do serviço e as capacidades individuais dos profissionais.

Fonte: Ascom/HGE

Veja Mais

Deixe um comentário