Órgãos querem acabar com abusos contra turistas

Railton Teixeira/Alagoas24HorasAção Verão Legal

Ação Verão Legal

Uma ação denominada ‘Verão Legal’ realizada pelas secretarias estadual e municipal do Turismo, Sindicato dos Guias (SINGTUR–AL) e Procon, iniciada na segunda-feira, 7, visa proteger os turistas que visitam Alagoas de abusos, frequentes na alta temporada. As equipes passam as tardes no espaço montado no estacionamento da feirinha de artesanato da Pajuçara para receber denúncias e orientar visitantes e nativos acerca de seus direitos.

Segundo a equipe do Procon-AL até o momento foram atendidas 20 pessoas, cinco delas nesta quarta-feira (9). A equipe acredita que os turistas evitam dores de cabeça com as representações contra estabelecimentos comerciais. A maioria dos consumidores que procuraram o ônibus do Procon foram maceioenses.

Para Maria do Carmo, representante da Setur, o objetivo da ação foi alcançado. “Queremos orientar os turistas a não serem lesados. Para isso, orientamos a observarem se os guias de turismos são legalizados, se há abusos nos preços de serviços oferecidos e se os restaurantes e bares estão utilizando o conhecido cardápio duplo”, disse.

O cardápio duplo é uma prática ilegal adotada por alguns estabelecimentos comerciais e oferece preços diferenciados, um para alagoanos e outro para turistas e, é claro, o cardápio para turistas apresenta preços de produtos mais altos. Nesses e em outros casos, o turista deve procurar o posto de atendimento e denunciar a prática. No primeiro momento a vítima vai registrar seu nome e telefone de contato e posteriormente poderá acionar a empresa na Justiça.

Esta semana o Alagoas24Horas recebeu denúncias de aumento de cerca de 100% nos preços do coco verde e aumento do preço de comidas típicas como a tapioca. Outra reclamação diz respeito aos preços de produtos comercializados em pontos turísticos no Litoral Sul, a exemplo da Massagueira, onde uma peixada que custava em média R$ 40 passou a custar R$ 70.

Todos os casos citados poderão ser fiscalizados pelas equipes desde que sejam provocados.

Veja Mais

Deixe um comentário