Com uma gestão voltada para a convivência com os efeitos da estiagem, o Secretário de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Napoleão Casado, foi nomeado nesta segunda-feira (18) como secretário executivo do Comitê Estadual de Combate à Seca. Com a nomeação, Casado lidará diretamente com as demandas das prefeituras e com a articulação entre os órgãos públicos para ações na região.
Já na segunda-feira, Casado recebeu as visitas dos prefeitos José de Sena Neto, de Coité do Nóia, e Fabiano Santana, de Pariconha, que aproveitaram a ocasião para solicitar auxílio em limpezas de barragens e recuperação de poços artesianos, além de inteirar-se das ações que estão feitas para ampliar o fornecimento de água naqueles municípios. Com informações angariadas na reunião realizada em Pão de Açúcar na semana passada, como a aquisição de duas máquinas perfuratrizes através do PAC Equipamentos do Ministério da Integração, o Secretário de Agricultura e do Meio Ambiente de Igaci, Marcos André, solicitou a perfuração de novos poços no município.
Na manhã dessa terça-feira (19), Casado foi apresentado formalmente ao comitê na sede da Defesa Civil Estadual, órgão que, segundo ele, estará na linha de frente junto à equipe de outras entidades do Comitê. De acordo com o Secretário, a secretaria executiva é um elo entre o Governo do Estado, os órgãos e as prefeituras. “A responsabilidade aumenta, mas também aumenta o nosso comprometimento. A população do semi-árido depende das nossas ações, portanto estaremos totalmente empenhados para vencer os desafios que já se apresentam”, afirma Casado.
A próxima reunião do Comitê da Seca será no dia 28, quinta-feira, no município de Santana do Ipanema, para onde o Governo estará transferindo sua sede durante a semana.