Na tarde de ontem (19), os 14 candidatos selecionados para atuar no Projeto Idoso Cidadão participaram de uma reunião na sede do Procon/AL- órgão vinculado a Secretaria de Estado da Mulher, da Cidadania e dos Direitos Humanos- para receber as primeiras orientações a respeito das atividades que serão realizadas por eles.
Na ocasião, o superintendente do órgão- Rodrigo Cunha- falou sobre a importância do projeto na sociedade. "Através do Idoso Cidadão vamos formar multiplicadores nas relações de consumo e mostrar o quanto essas pessoas podem contribuir para o desenvolvimento da comunidade. É uma forma que encontramos para resgatá-los do ócio que muitos se encontram", afirmou Cunha.
Vale ressaltar que o Idoso Cidadão não é um projeto assistencialista. O foco dele é resgatar a auto-estima da terceira idade, explorar o potencial de trabalho e formar agentes multiplicadores das relações de consumo.
A equipe formada por assistentes sociais, psicólogos e advogados vão ser os responsáveis por implantar o projeto na sociedade. Eles vão selecionar 12 idosos que serão escolhidos em bairros diferentes de Maceió para atuarem como fiscais. Os escolhidos terão uma ajuda de custo de um salário mínimo.
Durante a implementação do Idoso Cidadão, serão desenvolvidos cursos, palestras, atividades culturais que relacionam os direitos dos idosos e as relações de consumo. "Queremos informá-los sobre os seus direitos e obrigações como cidadão, mostrando que eles são peças fundamentais no desenvolvimento social e que têm muito ainda para contribuir", finaliza Cunha.