CSA e Cruzeiro começam a luta pelo título da Copa do Brasil nesta quarta-feira. A partir das 22h (de Brasília), se enfrentam no estádio Rei Pelé, em Maceió. O jogo é válido pela primeira fase da competição, e se o Cruzeiro vencer o jogo por dois ou mais gols de diferença elimina o jogo de volta, no Mineirão.
Apesar de pegar um dos grandes do futebol brasileiro, o CSA tem como “trunfo” o fato de já ter eliminado outros times de peso. A última vítima foi o Santos: em 2009, o Azulão derrubou o Peixe, do então garoto Neymar, em plena Vila Belmiro. O CSA é o clube alagoano com o melhor retrospecto na Copa do Brasil.
Já o Cruzeiro, que está invicto nesta temporada, líder do Campeonato Mineiro, entra em campo com o peso de ser o time que mais venceu a Copa do Brasil. Junto com o Grêmio, tem quatro títulos, conquistados em 1993, 1996, 2000 e 2003.
O árbitro da partida será o baiano Jaílson Macedo Freitas, que será auxiliado por Elicarlos Franco de Oliveira e Djalma Silva Ferreira Júnior, também da Federação Baiana de Futebol. A TV Globo Minas mostra a partida para o estado de Minas Gerais, menos para as regiões de Juiz de Fora, Uberlândia e Ituiutaba, logo após a novela “Salve Jorge”. O GLOBOESPORTE.COM acompanha todos os lances, em Tempo Real e com vídeos, a partir das 21h30m.
Escalações
CSA: Beto Almeida já tem o time definido para o duelo desta quarta-feira: Flávio; Leandrinho, Leandro, Adalberto e Fabiano; Robson, Rodolfo, Elyeser e Alex; Everaldo e Diego Clementino.
Cruzeiro: Marcelo Oliveira vai mandar a campo o time considerado ideal por boa parte da torcida. Vão para o jogo: Fábio; Ceará, Léo, Bruno Rodrigo e Everton; Leandro Guerreiro, Nilton, Éverton Ribeiro e Diego Souza; Borges e Dagoberto.
Fora
CSA: O técnico Beto Almeida não conta com quatro jogadores para o confronto. Os meias Kel, Rodriguinho, Marielson e Claudinho estão entregues ao departamento médico e não têm previsão de retorno. O caso mais grave é o do armador Claudinho, que sofreu uma séria lesão no joelho esquerdo e só volta a atuar em 2014. O lateral Rogerinho sofreu um estiramento na coxa e também desfalca o CSA.
Cruzeiro: O Cruzeiro tem seis jogadores no departamento médico, todos em Belo Horizonte. Os zagueiros Paulão e Victorino, os atacante Lucca, Martinuccio, Anselmo Ramon e Luan. Também não foi relacionado o volante Henrique, que recupera o melhor condicionamento físico.
Fique de Olho
CSA: Revelado nas categorias de base do Cruzeiro, o atacante Diego Clementino é a grande esperança de gols do CSA na partida da noite desta quarta-feira.
Cruzeiro: Dagoberto volta ao time após ficar fora do jogo contra o América-MG, no último domingo. O atacante, principal contratação do Cruzeiro na temporada, volta a formar o quarteto ofensivo com Éverton Ribeiro, Diego Souza e Borges.
Curiosidades
* Em todos os tempos, CSA e Cruzeiro já se enfrentaram seis vezes, com cinco vitórias dos mineiros, contra um triunfo dos alagoanos. O Cruzeiro fez 11 gols, enquanto o CSA balançou a rede três vezes.
* CSA e Cruzeiro já se enfrentaram quatro vezes em Alagoas na história do confronto, com três vitórias mineiras e apenas um triunfo alagoano. Nos gols marcados, nova vantagem mineira: 5 a 3
* O CSA não costuma ir bem em suas estreias pela Copa do Brasil. Em 12 partidas de estreia foram três vitórias, dois empates e sete derrotas.
* O Cruzeiro costuma levar vantagem nas partidas de estreia pela Copa do Brasil. Ao todo foram 16 jogos, com sete vitórias, oito empates e apenas uma derrota (2 a 3 para o Caxias, em 1999).
Confrontos
O último confronto entre CSA e Cruzeiro foi em 1995, também num jogo de Copa do Brasil. O time mineiro venceu por 4 a 0, no Mineirão, com gols de Cleisson, Nonato, Dinei e Sidcley (contra). O goleiro Flávio, que vai defender o CSA nesta quarta-feira, participou da partida, disputada 18 anos atrás, no dia 24 de março.