Alunos do segundo período do curso de Biologia do Cesmac visitaram, na manhã de hoje (17), a sede do Instituto do Meio Ambiente (IMA). Na ocasião, eles conheceram o Jardineto Botânico – a área de exposição de plantas vivas da flora alagoana, e o Herbário MAC, que é um centro ativo de pesquisa e de referência no trabalho de identificação e catalogação de espécies.
No Jardineto Botânico, os alunos observaram exemplares de espécies nativas e exóticas, também receberam informações quanto à origem, importância e os valores culturais e econômicos de algumas espécies dos biomas Caatinga, Mata Atlântica e do ecossistema Restinga. “Isso torna possível aprender características dos ambientes alagoanos”, disse Raíssa Pinto, bióloga do IMA.
Após a visita ao Jardineto Botânico, os alunos conhecem o trabalho desenvolvido pelo Herbário MAC do IMA, desde a realização de expedições para coleta de amostras de plantas, até o trabalho de triagem, secagem e montagem de material botânico. Para a professora de Botânica, Adriana Costa, a visita é importante para “que os alunos tenham o contato com um centro de pesquisa de referência e tenham a oportunidade de observar a prática da teoria vista em sala de aula”.
Atualmente, o Herbário MAC do IMA possui um acervo de 56 mil amostras de plantas registradas. Desse total, 92% são formados por espécimes encontradas em Alagoas e os outros 8% são compostos por amostras de outros estados brasileiros, que chegaram aqui através de políticas de intercâmbio de amostras entre os Herbários.
Para conhecer o Herbário MAC e o Jardineto Botânico do IMA, a visita deve ser pré-agendada través dos telefones 3315.1737, 3315.1738 ou pelo email: herbariomac.ima@gmail.com