Foi preso na manhã desta terça-feira, dia 30, o agente da Delegacia Especial de Investigação e Capturas (Deic), Luiz José Almeida Ramos Junior. De acordo com a assessoria de comunicação da Polícia Civil, o delegado Daniel Ferreira, da Força Nacional, representou contra o agente público na 17ª Vara Criminal da Capital e o juiz Maurício Brêda decretou a prisão do policial.
Luiz José foi flagrado pelas câmeras da Secretaria de Defesa Social matando o vigilante Edvaldo Siqueira dos Santos, de 33 anos, executado a tiros na última terça-feira, dia 23 de abril. Nas imagens, o policial se aproxima do vigilante – que estava em uma moto – e atira pelas costas, sem chance de defesa.
Em depoimento ao delegado, o agente teria afirmado que foi ameaçado várias vezes pelo vigilante e que teria travado uma discussão com a vítima momentos antes do crime. Edvaldo Siqueira dos Santos recebera progressão após cumprir pena por assassinato e desde então trabalhava como vigilante de um condomínio na Serraria.
Ainda segundo a PC, o agente ficará detido na sede da Delegacia Geral de Polícia Civil. De acordo com orientação do Conselho de Segurança, o agente público deverá ter os salários suspensos. O agente deverá ser submetido a dois processos, administrativo, uma vez que o caso foi encaminhado para a Corregedoria da Polícia Civil e posteriormente será analisado pelo Conselho da instituição.
E penal, cabendo ao Ministério Público decidir se oferecerá denúncia à Justiça.