O Conselho do campus da Universidade Federal de Alagoas, em Arapiraca, aprovou nesta terça-feira (21), por unanimidade, a implantação do curso de Medicina. A previsão é de que a primeira turma esteja em andamento já em 2015. O curso vai oferecer 60 vagas para ingressantes.
Segundo a assessoria de comunicação da Ufal, o projeto pedagógico do curso será encaminhado ao Conselho Universitário, em Maceió, para homologação.
Para o funcionamento do curso, será montada uma estrutura própria. Por isso, a licitação das obras será realizada até o dia 30 de junho deste ano e a construção do prédio onde serão desenvolvidas as atividades de Medicina deve ser concluída em 2014. Também serão admitidos professores e técnicos para trabalhar na graduação.
Para o pró-reitor de Graduação da Universidade, Amaury da Silva Barros, a implantação do curso vai mudar o cenário da saúde no interior de Alagoas. "Medicina será o carro-chefe na área de saúde em Arapiraca. Virão laboratórios, convênios com hospitais e clínicas, e montagem da estrutura para receber cursos de Nutrição, Fisioterapia, Odontologia", afirmoi o gestor.
O curso será presencial e cada turma concluirá o curso em seis ou até nove anos. A criação do curso atende à proposta do Governo Federal de abertura de novas escolas médicas.