Pelo menos 13 cirurgias eletivas foram canceladas nesta quarta-feira, 22, devido ao nível crítico do estoque de sangue do Hemocentro de Alagoas (Hemoal), que atende a toda a rede hospitalar pública do Estado. “A situação é de calamidade pública”, disse a Verônica Guedes, diretora do Hemoal.
Ela explicou à reportagem do Alagoas24horas que ontem (21), havia apenas 20 bolsas de sangue no órgão, quando são necessárias, no mínimo, 300. “Conseguimos importar 70 bolsas do Hemocentro de Caruaru, em Pernambuco, mas parte delas já foi utilizada e hoje temos somente 40 no estoque”, destacou, acrescentando que o Hemoal conta com apenas duas bolsas de plaquetas no estoque.
Verônica Guedes fez um apelo para que os doadores compareçam às unidades de coleta e destacou que as duas unidades móveis do hemocentro, em Maceió e Arapiraca, também estão nas ruas em busca das doações.
Ontem, a unidade móvel esteve na Faculdade Maurício de Nassau, nesta quarta-feira fica no município de Rio Largo e na sexta-feira, 24, estará à disposição dos doadores no Calçadão do Comércio, no Centro da capital, das 8h às 16h.
O fato de o sangue doado só ser liberado 24 horas após a coleta, para que sejam realizados os exames de rotina, aumenta a urgência em busca de doadores. “Já pensamos em descentralizar a doação para os municípios de Coruripe e Santana do Ipanema”, explicou Verônica, acrescentando que qualquer empresa, pública ou privada, pode solicitar a presença da unidade móvel, que será avaliada pela direção.
As doações podem ser feitas em Maceió, na sede do Hemoal (Rua Dr. Jorge de Lima, no Trapiche); no Hospital do Açúcar; Hospital Universitário (HU) e no Hemocentro Regional de Arapiraca (Hemoar), localizado no Centro de Arapiraca.
“Nossa situação é extremamente grave e, como somos uma unidade que trabalha com a prevenção, temos que contar com um estoque de sangue satisfatório. O sangue é um remédio que faz toda a diferença entre a vida e a morte para pacientes vítimas de doenças hematológicas, como a Leucemia (câncer do sangue), além de ser imprescindível para as vítimas de acidentes de trânsito ou as feridas por arma branca e de fogo”, alerta a diretora do Hemoal.
Informações para o doador
Para se candidatar à doação de sangue é necessário ter idade entre 16 e 67 anos, no mínimo 50 kg e portar um documento de identificação com foto, segundo especificação do Ministério da Saúde (MS). No caso dos menores de 18 anos, é necessário estar acompanhado dos pais ou portando um documento de identificação oficial e original dos pais, além de uma autorização formal, cujo formulário pode ser baixado no site www.saude.al.gov.br/hemoal.
Além destes pré-requisitos, o voluntário não pode ser portador de doença de Chagas, Aids e sífilis, além de ter sido vítima de hepatite após os 10 anos. É indispensável que o candidato à doação compareça bem alimentado. Em se tratando das gestantes e lactantes, não é permitida a doação. Já quanto aos doadores que irão repetir o procedimento, estipula-se um prazo de dois meses de intervalo para os homens e três para as mulheres.