Fábrica de etanol inaugura estação de pesquisa em Alagoas

Uma Estação Experimental para desenvolvimento da cana-energia e outras fontes de biomassa será inaugurada, nesta terça-feira (28), no município de Barra de São Miguel, pela empresa de biotecnologia GranBio. A funcionalidade da estação é de desenrolar matéria-prima competitiva para futuras unidades industriais da empresa, que teve seu anúncio de implantação no Estado dado pelo seu presidente, Bernardo Gradin, e o governador Teotonio Vilela Filho, em maio do ano passado. Aproximadamente R$300 milhões serão investidos no processo de instalação da GranBio.

Primeira fábrica de etanol de segunda geração do hemisfério Sul, a GranBio terá uma nova variedade de cana. Ela será obtida a partir do cruzamento genético de híbridos comerciais com tipos ancestrais de cana-de-açúcar. O primeiro plantio comercial da cana-energia da GranBio, batizada de Cana Vertix, está previsto para 2015. A previsão da GraalBio é que a capacidade de produção nominal da fábrica gire em torno 82 milhões de litros de etanol.

O secretário de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico, Luiz Otavio Gomes, ressaltou a importância da vinda da indústria para o Estado, que já foi incentivada do ponto de vista fiscal, creditício e locacional, considerando um divisor de águas na economia Alagoana.

“Estamos falando não só de um empreendimento de grande porte, mas de uma iniciativa de real impacto para Alagoas. Serão 160 empregos diretos gerados, e cerca de 800 postos de trabalho durante a execução das obras de construção, uma expectativa de quase mil alagoanos trabalhando, integrando um círculo virtuoso para o nosso Estado”, destacou.

Além do presidente da GranBio e do governador do Estado de Alagoas, participam também da solenidade o prefeito da Barra de São Miguel, José Medeiros Nicolau, demais diretores da empresa e autoridades políticas do Estado e da cidade.

Fonte: Ascom Seplande

Veja Mais

Deixe um comentário