A Orquestra Sinfônica Universitária dará prosseguimento às suas atividades dentro do projeto Quinta Sinfônica com o concerto do dia 30 de maio, às 20h, no Teatro Deodoro. O projeto é fruto da parceria entre a Universidade Federal de Alagoas, a Secretaria de Estado da Cultura (Secult/AL) e a Diretoria de Teatros de Alagoas (Diteal). As entradas para a apresentação serão distribuídas a partir das 14h do dia 30 de maio, na bilheteria do Teatro.
Durante o Concerto, que será regido pelo maestro Nilton Souza, o público terá a oportunidade de assistir à execução da Sinfonia nº 5, composição mais popular de Beethoven, e da peça Brook Green Suite, última composição do músico inglês Gustav Holst.
Criado em 2011, o projeto Quinta Sinfônica pretende estimular o gosto pela música erudita com a formação de novos públicos e a criação de espaço para essa expressão. “O concerto é uma oportunidade de proporcionar ao público maceioense a audição de obras importantes do repertório orquestral”, completa o maestro.
Os compositores
Considerado um dos mais importantes expoentes da música clássica ocidental, Beethoven possui uma obra vasta, que inclui concertos, sinfonias, sonatas, óperas e até mesmo danças. Sua última sinfonia, a Nona, considerada a sua grande obra-prima, foi a primeira obra musical a ser incluída na lista da Memória da Humanidade, organizada pela Unesco, em 2002.
Gustav Holst, nascido em uma família de artistas, iniciou sua carreira musical ainda na infância e dedicou a maior parte da sua vida ao ensino em escolas de música. Suas composições são consideradas ecléticas e têm como fontes de inspiração temas populares, como o folclore, a astrologia e os costumes religiosos.
Veja Mais
Bailarina cadeirante de Alagoas emociona o Brasil em programa da Rede Globo
Gabriela Amorim, de 27 anos, conhecida como Bibi Amorim, fez história no quadro “Arte Transforma” do programa Caldeirão com Mion,...
Secult planeja celebrações do Dia de Zumbi e da Consciência Negra
Com o objetivo de garantir uma celebração organizada e segura do Dia de Zumbi e da Consciência Negra, a Secretaria...
Longa alagoano é pré-selecionado para o Oscar de Melhor Filme Internacional
Dirigido pela cineasta Nara Normande, filme gravado no Litoral de Alagoas compete com outras produções nacionais
Publicada Resolução que diminui número de vagas de deputados em AL Geraldo Cardoso divulga Vida Vaqueira no São João deste ano