Economia do país avança 0,6% no trimestre, diz IBGE

Projeção do governo era de crescimento de 1%.

Fridman/Bloomberg NewsColheita de soja em fazenda de Mato Grosso Paulo

Colheita de soja em fazenda de Mato Grosso Paulo

A economia brasileira cresceu 0,6% no primeiro trimestre do ano frente aos três meses imediatamente anteriores, informou o IBGE nesta quarta-feira. Em relação ao primeiro trimestre do ano passado, o avanço foi de 1,9%. Assim, no acumulado nos doze últimos meses, a alta chega a 1,2%. Nesse primeiro trimestre, o governo esperava um crescimento da economia em torno de 1%.

Em 2012, o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB, conjunto de bens e serviços produzidos no país) brasileiro foi de apenas 0,9%, o pior desempenho desde 2009, mas os primeiros meses do ano mostram uma recuperação da atividade econômica. No último trimestre de 2012, a economia cresceu 0,6% ante o terceiro. Já no primeiro trimestre do ano passado, o avanço foi de 0,1%.

O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), espécie de prévia do PIB, havia mostrado avanço de 1% da economia no primeiro trimestre frente aos últimos três meses de 2012. Nesse primeiro trimestre, o governo esperava um crescimento da economia em torno de 1%, próximo à média das projeções dos analistas ouvidos pela Bloomberg, de 0,9%. Para 2013, a ministra do Planejamento, Miriam Belchior, disse na terça-feira à Comissão Mista de Orçamento que há uma expectativa de avanço de 3,5% do PIB e de 6% para investimentos, que serão “o grande motor do crescimento”, segundo a ministra.

O maior destaque para o crescimento do PIB no trimestre foi a
agropecuária, que avançou 9,7%. A indústria, por sua vez, recuou 0,3%. Serviços expandiram-se 0,5%.

A expectativa dos analistas é de que fatores como uma forte expansão da agricultura, um aumento na produção de caminhões, redução das incertezas globais e a recuperação de investimentos impulsionem os resultados. Há, no entanto, dúvidas quanto à manutenção do ritmo da atividade ao longo do ano.

Na semana de divulgação dos dados do IBGE e da decisão do Comitê de Política Monetária sobre o patamar da taxa de juros básica da economia, pesquisa feita semanalmente pelo BC com analistas do mercado, apontou piora das expectativas quanto à inflação e ao crescimento do país. Segundo o boletim Focus, a projeção dos economistas para o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) subiu de 5,8% para 5,81%, e para a expansão da economia, caiu de 2,98% para 2,93%.

Fonte: O GLOBO

Veja Mais

Deixe um comentário