Vinte e um anos, baixinho, destro e meia-atacante. Estas são as características do congolês Cedric Mabwati Gerard, comprado pelo Bétis por impressionantes 1,21 euros (R$ 3,48 na cotação atual).
O jogador não fez nada de extraordinário na carreira, pelo menos até o momento, mas já ganhou na Espanha o título de contratação mais barata da história ao fazer o depósito de sua rescisão junto à LFP, a liga que organiza o fuebol no país.
Mabwati nasceu em 8 de março de 1992 em Kinshasa, capital da República Democrática do Congo, e chegou à Espanha, país do qual tem nacionalidade, com 12 anos, estabelecendo-se em Salamanca.
Começou a jogar futebol na mesma cidade, no UD Santa Marta. De lá, foi para as divisões de base do Atlético de Madri e ascendeu ao time principal, chegando a participar da Copa do Rei. Também já defendeu a seleção congolesa sub-20
Em 2010, foi emprestado para o Numancia, que em 2011 adquiriu seus direitos – foram mais de 100 partidas com a camisa do clube.
"Sou muito grato ao Bétis por me dar esta oportunidade. Estou muito feliz porque é uma oportunidade muito boa. Chego com muita vontade de aprender e trabalhar forte para servir ao Bétis", disse Mabwati ao site de sua nova agremiação.