"Tenho dois ingressos na categoria 2, setores 209 e 220, e preciso trocar o do setor 209 com alguém que possua algum para um setor perto do 220".Esse é apenas um dos inúmeros anúncios publicados em um evento na rede social Facebook que tem como objetivo centralizar a troca de entradas entre torcedores para as três partidas que serão realizadas na Arena Castelão durante a Copa das Confederações – Brasil e México, dia 19, Nigéria e Espanha, 23, e ainda uma das semifinais.
A iniciativa foi a forma encontrada pelos cearenses de driblar a insatisfação gerada pelo sorteio aleatório de lugares e, assim, se aproximar de familiares e amigos no estádio.
Através de documento distribuído antes da retirada dos bilhetes, iniciada no fim do mês passado, a Fifa diz não permitir a prática e proíbe mudança de assentos entre os torcedores. Ela ressalta ainda não assegurar ao comprador a localização desejada na arquibancada.
"Os ingressos solicitados no mesmo pedido serão, sempre que possível, localizados ao lado do outro. A Fifa não tem como garantir lugares adjacentes para solicitações feitas separadamente. Os assentos poderão ser localizados em diferentes seções ou blocos", afirma.
A entidade começou a vender as entradas em dezembro. Naquela altura, nenhum dos seis palcos que abrigarão os confrontos da Copa das Confederações havia sido entregue. Não existia consequentemente mapa com a distribuição dos lugares para a escolha dos torcedores. Um computador é o responsável por definir o número do assento do comprador no momento da impressão do ingresso.
O procedimento é padrão nos eventos Fifa, mas ainda não era conhecido pelos brasileiros até pouco atrás.
No evento organizado no Facebook, os torcedores cearenses combinam a realização da troca somente dentro do Castelão, não incluindo na negociação os ingressos adquiridos anteriormente – outra prática também considerada ilegal pela entidade que rege o futebol.
Fortaleza foi o destino mais procurado por estrangeiros para a Copa das Confederações, com 4,7% da totalidade dos ingressos comprados por residentes de outros países. A cidade turística é ainda o segundo local mais procurado por torcedores de outros estados.
A competição tem início neste sábado com o jogo entre Brasil e Japão no estádio Mané Garrincha, em Brasília.