Maceió lança Projeto Vida no Transito

Secom/MaceióMaceió lança Projeto Vida no Transito

Maceió lança Projeto Vida no Transito

A Secretaria Municipal de Saúde de Maceió (SMS), por meio da Coordenação de Promoção e Educação em Saúde (Copes), em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde (Sesau), a Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), e a Secretaria Municipal de Educação (Semed), promovem nesta terça-feira (18), das 8h às 12h, no auditório da Faculdade Tiradentes (FITS) o lançamento do Projeto Vida no Transito de Maceió.

Segundo a Coordenadora de Promoção e Educação em Saúde da SMS, Rosivânia Nascimento, a importância do projeto para a cidade está na implantação de políticas de enfrentamento das lesões e mortes causadas por acidentes de trânsito.

O projeto foi elaborado para dar suporte aos governos no sentido de que possam implementar as boas práticas para a segurança no trânsito, alinhada às estratégias nacionais, que visam, de forma prioritária, a intervenção direta sobre os fatores de risco causadores desses acidentes, como o excesso de velocidade e a combinação de álcool e direção.

Programação

O lançamento do Projeto Vida no Trânsito de Maceió contará a presença do prefeito de Maceió Rui Palmeira, o Secretario de Saúde de Maceió, João Marcelo Lyra, o Superintendente da SMTT, Tácio Melo da Silveira, o secretario de Saúde do Estado, Jorge Villas Boas, o Diretor Presidente do Detran/AL, Luiz Augusto Santos, representantes da Câmara de Vereadores e da Assembleia Legislativa, coordenadores da Área Técnica de Vigilância e Prevenção de Violências e Acidentes do Ministério da Saúde, Marta Maria Alves da Silva e Cheila Marina de Lima.

A formação da mesa para comunicação da criação da Comissão Municipal do Projeto Vida no Transito será composta pelo Diretor de Atenção à Saúde de Maceió, Marcelo Constant; representantes da Comissão Municipal do Projeto; Ana Dayse Dória, da Secretaria de Educação de Maceió; Juliana Normande, representando a SMTT e Eloy Yanes, representando o Comitê Estadual.

Na programação, a consultora técnica da área de Vigilância e Prevenção de Violências e Acidentes do Ministério da Saúde, Cheila Marina de Lima, fará apresentação do Projeto Vida no Trânsito, onde também o Coordenador Técnico do projeto na SMS, Juarez Teixeira, apresentará uma pesquisa de opinião do pedestre sobre o trânsito em Maceió.

Durante a tarde o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador da Secretaria de Estado da Saúde (Cerest/Sesau), receberam a visita técnica das consultoras técnicas da área de Vigilância e Prevenção de Violências e Acidentes do Ministério da Saúde, Cheila Marina de Lima e Marta Maria Alves da Silva.

Vida no Trânsito

Iniciado no Brasil em 2010, o projeto Vida no Trânsito é resultado da participação do país num esforço internacional iniciado com o projeto “Road Safety in 10 Countries” (RS 10), coordenado pela Organização Mundial da Saúde e Fundação Bloomberg, que deu origem ainda à definição da Década de Segurança Viária – um pacto internacional que visa a melhoria da segurança desta área nos 10 países que mais contribuem com o aumento do número das estatísticas mundiais de vítimas fatais no trânsito.

O Vida no Trânsito, com o apoio do Ministério da Saúde, tem a finalidade de fortalecer as políticas de prevenção de lesões e mortes no trânsito, com o desenvolvimento de programas e projetos de intervenção, focados nos fatores de risco e grupos mais vulneráveis, garantindo um reforço às ações de segurança no trânsito, reduzindo ou estabilizando os números de lesões graves e óbitos em acidentes.

O Projeto é ainda um dos desdobramentos do Pacto Nacional pela Redução dos Acidentes no Trânsito – Pacto Pela Vida, firmado entre os Ministérios da Saúde e das Cidades em 2011. Maceió foi uma das cidades escolhidas pelo Ministério da Saúde para fazer parte da ação.

Fonte: Secom/Maceió

Veja Mais

Deixe um comentário