Não foi fácil, mas a Austrália conseguiu furar o bloqueio iraquiano pelo alto, na manhã desta terça-feira, no ANZ Stadium, em Sidney, para garantir a classificação para a quarta Copa do Mundo de sua história, a terceira de forma seguida. Com um gol de cabeça marcado pelo reserva Joshua Kenndy aos 37 da etapa final, os Socceroos venceram por 1 a 0 na rodada final das eliminatórias asiáticas e não podem assim mais ser alcançados por Omã e Jordânia, que duelam mais tarde em busca de uma vaga na repescagem.
Com o triunfo diante de sua torcida, a Austrália, que disputa as eliminatórias asiáticas de olho na maioir quantidade de vagas reservadas ao continente (quatro, além da repescagem), chega aos 13 pontos e garante a segunda colocação do Grupo B (o líder Japão, com 17, já estava garantido no Mundial). Ex-seleção de Zico, o Iraque amarga a lanterna da chave, com 5, e não tem qualquer chance de vir ao Brasil no ano que vem.
Na Ásia, o sistema de classificação garante as duas melhores seleções de cada grupo no Mundial no Brasil. Aos terceiros colocados resta como consolo a repescagem, etapa na qual duelarão em jogos de ida e volta. Quem passar por esse duelo, disputa a vaga na Copa contra uma seleção da América do Sul (que hoje seria o Uruguai).
Terceira classificada para o Brasil, a Austrália garante assim sua quarta Copa do Mundo. A primeira, ainda em 1974, foi frustrante: a equipe não fez um gol sequer e somou apenas um ponto. A segunda chance, na Alemanha em 2006, foi mais bem-sucedida. A Austrália passou da primeira fase e só caiu nas oitavas diante da Itália, que viria a ser campeã naquela edição. Em 2010, nova eliminação precoce.
Domínio diante de um Iraque fechado
A Austrália não correu riscos na primeira etapa, até pressionou, mas não conseguiu o mais importante: o gol. Foram três boas chances. Logo no início, Tim Cahill pegou sobra na área e largou o pé esquerdo para grande defesa de Noor Sabri. Aos 14, Luke Wilkshire tabelou com Brett Holman e recebeu de volta o cruzamento. A cabeçada do zagueiro, porém, foi sobre a meta iraquiana, com perigo.
A melhor chance australiana na etapa de abertura sairia novamente dos pés Cahil. O camisa 4 recebeu na área, com o goleiro quase que batido, mas desta vez mandou para fora, aumentando o drama dos australianos que lotaram o ANZ Stadium.
O panorama não mudou muito após a volta do intervalo. Com o Iraque fechado na defesa, os Socceroos tinham mais posse de bola, chutavam mais ao gol adversário, mas nada de criar chances claras. Aos 19, até balançou as redes, mas a arbitragem já havia marcado falta do ataque australiano antes, anulando a jogada.
No fim, os australianos foram para cima de qualquer maneira e, aos 37 minutos, conseguiram furar o bloqueio dos iraquianos pelo alto. Joshua Kenndy, que entrara pouco tempos antes no lugar de Tim Cahill, subiu no meio da defesa adversária, após cruzamento de Mark Bresciano, e balançou as redes, garantindo o gol que a Austrália tanto precisava.