O preparador físico do CRB, Eduardo Ortiz, iniciou esta semana uma bateria de testes para o elenco. São várias modalidades de avaliações, que serão importantes para o desenvolvimento muscular e o acompanhamento de cada jogador neste segundo semestre. "Fizemos os testes em dezembro e agora vamos repetir a sequência. Com isso diminuímos os riscos de lesões e temos dados concretos da condição física de cada atleta", explicou.
Foi realizado o teste de salto horizontal que tem como finalidade mensurar a força explosiva dos membros inferiores. Para ser realizado é necessário equipamento específico. O avaliador pede que o mesmo salte após flexionar os joelhos e fazer um "balanço" com as mãos para ajudar no impulso, e posteriormente salte, ao aterrissar o avaliador pega a medida do salto na extremidade posterior do pé (calcanhar).
Foi feito também o teste yoyo, de recuperação intermitente. Ele determina a capacidade aeróbica de jogadores de futebol. Se trata de um teste de ida e volta de característica intermitente (como o futebol). Consiste na realização de dois percursos(ida e volta) num espaço previamente demarcado de 20m. O teste avalia a capacidade de um jogador efetuar repetidas vezes, esforço de alta intensidade, com ações que variam inicialmente de 15 segundos podendo chegar a 5 segundos.
"A cada percurso de ida e volta existe um período de recuperação de 10 segundos (fixos até o final da prova). Essa prova é extremamente útil para o futebol onde a capacidade de realizar um esforço depois de períodos curtos de recuperação pode ser decisiva para o rendimento durante a competição", detalhou Ortiz.
As avaliações seguem até o final desta semana e todo grupo está apresentando um resultado satisfatório. "É importante que o clube tenha esse mecanismo de avaliação para que todos nós estejamos bem fisicamente", disse o meia Jairo.