Tão logo acabou a vitória do Brasil por 4 a 2 sobre a Itália, o juiz Ravshan Irmatov dirigiu-se ao chefe de árbitros da Fifa, Massimo Busacca, e reconheceu que errou na jogada do segundo gol italiano. Quem revelou o episódio foi o porta-voz da Fifa, Pekka Odriozola, na manhã deste domingo.
– Árbitros erram, e ele (Ravshan Irmatov) procurou o Massimo Busacca para reconhecer que não deveria ter assinalado o gol. A lei manda parar a jogada após o apito – disse Odriozola.
O lance aconteceu no segundo tempo, quando o Brasil vencia por 3 a 1. Após cobrança de escanteio, Luiz Gustavo puxou Balotelli, e Irmatov apitou o pênalti. Entretanto, Chiellini deu sequência à jogada e mandou para o fundo das redes, e o árbitro do Uzbequistão acabou confirmando o gol.
Na Itália, a imprensa reclamou de outros erros. Dante estava impedido no início da jogada do primeiro gol brasileiro. Já no segundo, segundo análise do jornal “Gazzetta Dello Sport”, Neymar simulou a falta que ele mesmo cobrou e acertou o ângulo esquerdo de Buffon.