Pep Guardiola foi apresentado nesta segunda-feira como treinador do Bayern de Munique. Surpreendendo a todos que estavam no auditório do clube, o espanhol falou em alemão logo em seu primeiro contato com a imprensa. “Hallo and Gruß Gott!” (Olá, graças a Deus!), saudou Pep em alemão. Logo em seguida, se desculpou em inglês pela pouca fluência: “Me perdoem, alemães. Eu morava em Nova York e é difícil aprender alemão lá”. E continuou:
— Estou pronto, é um desafio. O meu tempo no Barça foi maravilhoso, mas necessitava de um novo desafio e o Bayern me deu esta oportunidade. Por esse motivo estou pronto para dar o meu melhor. Estou certo que todos os torcedores do Bayern ficarão orgulhosos.
Ele estava acompanhado de Mathias Sammer, e dos dirigentes Karl-Heinz Rummenigge e Uli Hoeness. Rummenigge disse que o clube está convencido de que Guardiola é o melhor para a equipe e que suas filosofias estão em sintonia.
Guardiola disse ainda ter estudado o Campeonato Alemão durante o ano sabático que tirou em Nova York.
— Preciso de mais tempo, mas em Nova York eu passava os fins de semana assistindo aos jogos da Bundesliga. Na opinião é uma liga muito forte. Há muitas equipes boas e tenho de me adaptar a esta realidade — analisou o espanhol.
O treinador diz que se sente um pouco nervoso pelo fato de ter a responsabilidade de continuar o trabalho vencedor de Jupp Heynckes, o seu antecessor.
— Estou um pouco nervoso. Estamos falando do Bayern de Munique, que venceu todos os títulos na temporada passada. É normal que haja grandes expectativas. No Barcelona também ganhamos tudo e são normais estas expectativas, mas logo tudo volta ao normal — disse o treinador.