Com investimentos da ordem de R$ 300 mil, o Governo do Estado reformou o Ambulatório de Hematologia do Hemocentro de Alagoas (Hemoal) que, segundo o Ministério da Saúde, é a única referência no Estado para o diagnóstico e tratamento das doenças do sangue. Durante a cerimônia de inauguração, que aconteceu nesta quinta-feira (27) e contou com a presença do governador Teotonio Vilela Filho e o secretário de Estado da Saúde, Jorge Villas Bôas, também foram entregues equipamentos e dois veículos.
Construído em 2001, o Ambulatório de Hematologia recebeu nova pintura e placas de identificação, foram realizados reparos nas instalações elétrica e hidráulica, e uma calçada adaptada foi construída para atender os pacientes com deficiência física. Com relação aos equipamentos, foi adquirido um novo conjunto odontológico, além de um aparelho de raios x, analisador hematológico, sistema de captura de imagem, centrífugas refrigeradas e materiais de informática.
Com esta ação, o Executivo estadual contribui para qualificar, ainda mais, o atendimento hematológico aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) em Alagoas, segundo destacou o governador Teotonio Vilela Filho. “Todas as unidades de saúde merecem nossa atenção e estamos trabalhando para modernizá-las. Com a entrega destes equipamentos, contribuímos para melhorar o atendimento aos alagoanos e facilitar o trabalho dos servidores do Hemoal, que é uma instituição diferenciada”, ressaltou.
Ainda de acordo com Vilela, um dos próximos passos da atual gestão é tornar o Hemoal uma unidade de emergência. “Os servidores desta unidade trabalham com dedicação e grande motivação. Por isso, irei solicitar celeridade da PGE [Procuradoria Geral do Estado], para que o processo referente ao termo de emergência do Hemoal tenha um parecer favorável o mais breve possível”, anunciou.
Presente também à inauguração, o titular da pasta da Saúde, Jorge Villas Bôas, argumentou que as melhorias trarão mais qualidade de vida para os servidores da instituição. “Nossa missão é sempre qualificar o atendimento a todos os alagoanos atendidos pelo SUS. Mas é certo que os investimentos realizados irão facilitar o trabalho da equipe multidisciplinar, que atende os pacientes com eficiência, sendo elogiados por usuários de planos de saúde”, destacou.
Histórico da unidade – Totalmente climatizado, o Ambulatório de Hematologia é formado por duas enfermarias, sendo uma adulta e outra pediátrica, além de uma sala de emergência, um apartamento e consultórios de Psicologia, Odontologia, Fisioterapia e Nutrição. A unidade é composta por uma equipe multidisciplinar, que diariamente atende 70 pacientes, oriundos dos 102 municípios e de cidades pernambucanas e baianas, a exemplo de Paulo Afonso (BA).
“Todos os dias atendermos os pacientes em situação de emergência, realizamos biópsia de medula óssea, mielograma e atendimento especializado ao hemofílico. Também realizamos soroterapia, analgesia, transfusões de sangue, fenotipagem aplicação de himunoglobulinas, pulsoterapia e suporte transfusional, além de todo acompanhamento psicológico, odontológico e nutricional para os pacientes”, informou a diretora do Hemoal, Verônica Guedes.
Especialista no atendimento dos pacientes acometidos por doenças hematológicas, a exemplo da hemofilia, anemia falciforme, leucemia, púrpura, Gaucher e Pompe, o Ambulatório de Hematologia passou pela primeira reforma este ano. O atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h, e nos finais de semana destina-se aos pacientes que apresentam quadro clínico grave, a exemplo dos hemofílicos.
Qualidade no atendimento – Paciente do Ambulatório de Hematologia há nove anos, desde que foi diagnosticada com Anemia Falciforme, a pequena Walesca Santos comemorou a entrega novo consultório odontológico da unidade. “Aqui é minha segunda casa, porque toda semana estou aqui para me tratar e receber um atendimento de qualidade, que torna minha vida mais tranquila. Por isso, todo avanço que ocorrer para beneficiar os pacientes é bem vindo”, salientou.