Na noite dessa sexta-feira (05), a prefeitura de Maceió atuou em parceria com os órgãos da segurança pública do Estado para levar às ruas da capital a Operação Saturação. A ação, realizada durante a madrugada, levou à parte baixa da capital uma força-tarefa de fiscalização que incluiu trânsito nas imediações de bares e casas noturnas, onde foram vistoriados desde infrações à lei seca a licenças ambientais e de localização dos estabelecimentos.
Participaram da operação equipes da Secretária Municipal de Proteção ao Meio Ambiente (Sempma), Superintendência Municipal de Controle do Convívio Urbano de Maceió (SMCCU), e Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito de Maceió (SMTT). Os órgãos municipais deram suporte ao trabalho do Primeiro Batalhão da Polícia Militar de Alagoas (1º BPM), Batalhão de Polícia de Trânsito (Bptran), Batalhão de Operação Policiais Especiais (BOPE), Força Nacional e o Centro de Operação da Polícia Militar (Copom). Ainda participaram da ação Conselho Tutelar, Corpo de Bombeiros e Eletrobrás.
Balanço
No balanço da operação foi registrado que somente no ponto de bloqueio montado na Avenida da Paz, no bairro de Jaraguá, mais de 150 veículos foram abordados e revistados, 9 deles foram removidos para o pátio do Detran. Foram emitidos ainda treze autos de infração de trânsito, e seis motoristas se recusaram a fazer o teste do bafômetro e tiveram suas habilitações recolhidas. Dois condutores foram presos por embriaguez ao volante.
Meio ambiente
Vigilante quanto ao licenciamento ambiental, os fiscais da Sempma estiveram em bares, restaurantes, casas de shows e de eventos onde, segundo o fiscal da Sempma, Cardoso Joruaetan, sete estabelecimentos foram autuados. “Todos que foram identificados devem comparecer à Secretaria Municipal de Proteção ao Meio Ambiente até cinco dias úteis para regularizar a situação, caso não compareçam, o procedimento será interditar o estabelecimento”, alertou Cardoso.