Com a presença de dezenas de prefeitos de todo o Brasil, o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), instalou os trabalhos da Subcomissão Permanente de Assuntos Municipais, que será presidida pela senadora Ana Amélia (PP-RS).
Renan destacou o empenho do Senado por uma mudança no Pacto Federativo que possibilite aos municípios a capacidade de investir. O presidente do Senado registrou que a Marcha dos Prefeitos, que acontece nesta semana, em Brasília, reforça o recado da sociedade que busca a melhoria de serviços públicos.
"A marcha deste ano tem um diferencial. Ela se cruza e reforça a marcha das ruas que pedem exatamente o que nossas cidades estão reclamando há muito tempo, mais e melhores e investimentos em educação, saúde, segurança e transportes", afirmou Renan.
O presidente do Senado relatou aos prefeitos que a Casa esta votando, em tempo recorde, uma agenda com foco nas questões municipais. "Muitas soluções ainda dependem da mudança do perfil de repartição dos tributos e de responsabilidades", lembrou Renan.
"O centralismo fiscal, que caracteriza o atual Estado brasileiro, precisa de uma revisão urgente para que os municípios e estados recuperem a capacidade de investimentos", alertou Calheiros.