Dia Nacional de Lutas: mais de três mil pessoas marcham em Maceió

Izabelle Targino/Alagoas 24 HorasTrabalhadores e movimentos sociais participam das mobilizações

Trabalhadores e movimentos sociais participam das mobilizações

O Dia Nacional de Lutas, que parou boa parte do país, está sendo considerado histórico. Isso porque sindicatos, movimentos sociais, movimentos estudantis e populares saíram às ruas para reivindicar melhorias nos mais diversos setores. Em Maceió, os organizadores estavam esperando reunir mais de 30 mil pessoas, mas até o momento da saída da Praça Centenário – onde ocorreu a concentração – havia uma média de três mil manifestantes.

Participam do protesto, Sindicato dos Bancários, Sinteal, Sindprev, Sindicato dos Trabalhadores dos Correios, Sindjus, Força Sindical, Cut, IBGE, agentes de endemias, associação de idoso e militares, além de lideranças comunitárias e estudantes. A concentração aconteceu às 14h, mas a passeata só saiu às 16h em direção ao Centro de Maceió.

Após a saída da Praça do Centenário, a passeata seguiu em direção ao Centro, passando pela Praça dos Martírios, Praça Marechal Deodoro, Praça Dom Pedro II e retornam para a Centenário. Paralelo à passeata, há informações – não confirmadas – de que líderes comunitários estão fechando as principais vias da cidade, a exemplo de Bebedouro.

Ônibus parados

Os ônibus que seguem do Centro em direção ao Farol e do Tabuleiro em direção ao Centro foram parados pelos manifestantes na Praça Centenário. Os manifestantes decidiram liberar os veículos de passeio e motocicletas e impedir a circulação dos ônibus até que o protesto seja encerrado.

PM

A assessoria de comunicação da Polícia Militar informou que foram deslocadas seis equipes do Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran) e o Centro de Gerenciamento de Crises da PM para acompanhar a manifestação. Segundo o tenente Cardoso, as demais equipes estão de prontidão para possíveis ocorrências. “Não houve necessidade de deslocar outras equipes porque os protestos realizados em Maceió até o momento têm sido pacíficos. Outras equipes só serão empregadas se houver necessidade”, disse.

SMTT

A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito de Maceió (SMTT) informou que acompanhará todo o trajeto com dez viaturas e 14 equipes divididas nos mais diversos pontos da cidade com o objetivo de manter a ordem no trânsito.

Veja Mais

Deixe um comentário